FACERES promove 2º Fórum de Curricularização da Extensão e Práticas Extensionistas com apresentação de vinte projetos

FACERES promove 2º Fórum de Curricularização da Extensão e Práticas Extensionistas com apresentação de vinte projetos

FACERES promove 2º Fórum de Curricularização da Extensão e Práticas Extensionistas com apresentação de vinte projetos

Trabalhos foram avaliadas por especialistas durante o encontro

A Faculdade de Medicina FACERES realizou o 2º Fórum de Curricularização da Extensão e PráticasExtensionistas, um evento dedicado a difundir as ações extensionistas integradas ao currículo acadêmico por meio do Programa de Integração Comunitária e das Práticas Extensionistas Eletivas. O encontro é aberto a discentes, docentes, colaboradores da FACERES, instituições parceiras e profissionais da área.

O evento contou com uma roda de conversa com representantes de instituições parceiras, além da exposição de vinte projetos extensionistas desenvolvidos pelos acadêmicos da Turma 24, que foram avaliados por uma banca científica especializada. Os cinco melhores trabalhos receberam premiação, destacando-se pelo impacto social e relevância acadêmica.

A professora Fernanda Novelli Sanfelice, coordenadora de Extensão da FACERES, ressaltou que o modelo adotado pela instituição está alinhado às necessidades da sociedade, oferecendo uma formação ampla e humanizada aos futuros profissionais. “Nossos alunos não apenas assimilam o conhecimento teórico, mas também o aplicam em ações concretas, gerando transformação real na comunidade”, afirma.

O diretor na instituição, Dr. Toufic Anbar Neto reforçou a importância do evento e dos parceiros na divulgação das ações extensionistas da FACERES.

Extensão como pilar transformador na educação superior

Em conformidade com a Resolução Nº 7/2018, a extensão universitária é um eixo fundamental na formação acadêmica, promovendo a integração entre universidade e sociedade por meio de ações interdisciplinares que unem conhecimento científico, inovação tecnológica e impacto social. A normativa determina que, no mínimo, 10% da carga horária dos cursos de graduação devem ser dedicados a atividades extensionistas, as quais precisam estar vinculadas à matriz curricular e envolver diretamente a comunidade externa.

Convidados especiais

O fórum teve a participação de renomados parceiros institucionais:

  • Bruno Ventura Frota – Coordenador e fundador do Projeto PIC (Projeto de Incentivo ao Cooperativismo)
  • Thaís da Silva – Monitora e coordenadora do Jornal do Projeto PIC
  • Mara Motta – Assistente de gestão do Instituto dos Cegos Rio Preto
  • Regiane Pires – Fisioterapeuta e especialista em Orientação e Mobilidade do Instituto dos Cegos Rio Preto
  • Priscila Silveira Duarte Pasqual – Psicóloga da Vara da Infância e Juventude de SJRP, mestre e doutora em Ciências (Unifesp) e docente da UNIP
  • Maria Luiza Bueno – Presidente do Projeto Ratione
  • Caroline Dezan Campos Garcia – Psicóloga da Fulbeas

Pôsteres premiados:

COMBATE À DENGUE

Gabriela Degani Quaresma¹, Lavínia Metello Costa¹, Luísa Maia Roseira¹, Léa Carolina Correa Rodrigues²

SAÚDE E ATENÇÃO: PROMOVENDO A INCLUSÃO E BEM-ESTAR DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Luiza Rochembach Frantz¹, Beatriz Saud Ribeiro¹, Clarissa Alves de Araújo¹, Júlia Rochembach Frantz¹, Fernanda A. Novelli Sanfelice²

MAIO AMARELO: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA NO APRENDIZADO DOS SINISTROS DE TRÂNSITO E NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Beatriz Zanardo Cunha¹, Evandro Antunes¹, João Paulo Junqueira Cervantes Santos¹, Renata Prado Bereta Vilela²

BULLYING E CYBERBULLYING: UM GRANDE PROBLEMA SOCIAL

Priscila de Oliveira Baroni¹; Bianca Trindade Rodrigues¹; Isabela de Fátima Negrelli Pelizer¹; Karina Rumi de Moura Santoliquido²

NOVEMBRO AZUL: PROMOÇÃO DA SAÚDE DO HOMEM

Maria Fernanda Hirata dos Santos¹, Isabelly Aparecida Marini¹, Júlia Martins Machado¹, Pedro Henrique Machado¹, Talita Fernanda Pereira².

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *