Evento destaca produção científica de alunos da faculdade de medicina FACERES
Mais de quarenta trabalhos foram apresentados durante o 21º Fórum de Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica, evento organizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da faculdade de medicina FACERES
A escola de medicina tem grande potencial de impactar a sociedade. Além de oferecer a formação profissional, é um centro gerador de conhecimentos atualizados, que devem ser compartilhados com a comunidade. Traduzir a ciência em algo compreensível para a população em geral é uma demanda atual, mas ainda pouco comum. Pensando nessa aproximação, a faculdade de medicina FACERES promoveu nos dias 29 e 31 de maio, e 01 de junho, o 21º Fórum de Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica, evento organizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da faculdade.
No evento, os alunos do curso de medicina das turmas 20, 21 e 22 apresentaram quarenta e dois trabalhos, resultados dos estudos desenvolvidos nas disciplinas de Habilidades de Pesquisa I, II e III e foram avaliados por professores convidados para essa finalidade.
Apresentações de estudos de revisão integrativa e artigos científicos em formato Journal Club também foram apresentados. Além disso, o Fórum contou com palestrantes para compartilhar conhecimentos, insights e experiências valiosas no desenvolvimento de pesquisa científica na trajetória acadêmica e na prática médica que impactarão a sociedade no futuro.
“Essa é uma grande oportunidade de vivenciar e ampliar o conhecimento do estudante de medicina no campo da pesquisa científica, focar na pesquisa científica nos mais diversos temas da área médica, interagir, trocar ideias e experiências com outros estudantes de medicina, professores e palestrantes”, explicou a professora e coordenadora da pesquisa na FACERES, Talita Valentino.
O professor Felipe Pacca, docente de Habilidades de Pesquisa da FACERES e um dos organizadores do Fórum, afirma que é uma oportunidade de simular um cenário de congresso científico através da construção de argumentos e evidências realizadas por meio de uma pesquisa científica.
Uma banca examinadora avaliou as apresentações dos alunos durante o evento. “Essa avaliação é realizada em dois momentos, primeiro a qualidade científica, e depois, a competência de argumentação”, explica a coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da FACERES, Tamara Veiga Faria.
Por fim, como forma de popularizar os conhecimentos produzidos na escola médica, o Fórum contou com uma seção dedicada a apresentar uma série de videocasts elaborados pelos alunos na disciplina de Habilidades de Pesquisa a partir da leitura e análise de artigos científicos. Sob responsabilidade da Profa. Norma Barbosa Novaes Marques, docente da disciplina, essas produções têm como objetivo tornar mais acessíveis temas da área de saúde.
Para isso, os alunos foram entrevistados pelo setor de comunicação da FACERES e as gravações resultantes dessas entrevistas ganharam forma de videocasts, que serão disponibilizados no Youtube da TV FACERES e da Rádio FACERES.
O 21º Fórum de Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica foi idealizado a partir da comemoração dos 10 anos do curso de medicina da FACERES. Uma oportunidade de reflexão sobre os caminhos trilhados pelo curso. Nesse processo, a pesquisa científica realizada pela instituição passou por um fundamentado processo de avaliação. Como os resultados se mostraram exitosos, foi possível projetar inovações, sempre em busca da excelência.
Trabalhos premiados:
29/05/2023 – Turma 22 Videocasts
1º lugar
Videocast com o tema: Estilo de vida saudável em pessoas com HIV
Valentina Aidar Piton, Ana Beatriz Borges Celeri, Giuliana Saurin Sanfelice André, Izabella Rasmussen, Lorena Tencati Barboza
2º lugar
Videocast com o tema: Tromboembolismo venoso em crianças
Isaías Jorge Forte Lopes, Larissa Andressa Gomes Lucio de Medeiros Passos, Amanda Cristina Bonfante, Catarina Estrella Costa, Jéssica Ferreira Waitman, João Eduardo Rabelo
3º lugar
Videocast com o tema: Síndrome de ovários policísticos e a qualidade de vida
Mariana Silveira Prado, Alícia Victoria de Oliveira Garcia, Arthur Lorenzo Gabioli, Maria Júlia Fanali de Almeida, Davi Dias Francisco Aires
31/05/2023 – Turma 20 Apresentação pôster
1º Lugar
Lívia Lima e SIlva Pessoa, Beatriz Peixoto Coinete, Olivia Scatena Lima da Rocha, Vitória Picoloto Barbosa
EFEITO DA PRÁTICA DA AROMATERAPIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
2º Lugar
Carolina de Marqui Milani, Micaela Graciane Borges, Rafaela do Nascimento Thome
INFLUÊNCIA DA INFECÇÃO POR COVID-19 NA FERTILIDADE HUMANA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
3º Lugar (2 grupos)
Daniela Ribeiro Queda, Bárbara Vieira Rodrigues, Lívia Rodrigues Galera, Lua Clara Ortolan
TERAPIAS COMPLEMENTARES NO TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Cárita Chagas Gomes
PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA SOBRE PESQUISA CIENTÍFICA: REVISÃO DE LITERATURA INTEGRATIVA
01/06/2023 – Turma 21 Apresentação pôster
1º Lugar
Any de Castro Ruiz Marques, Ana Karla Esteves Pereira, Mariana Chaveiro da Silva
AÇÃO CICATRIZANTE DE PLANTAS MEDICINAIS EM FERIDAS DIABÉTICAS: REVISÃO DE LITERATURA INTEGRATIVA
2º Lugar
Nathália Jordão Penitente, Gabriela da Cunha Barcelos, Gabriela Cardoso Rocha
CONDUTAS PARA O MANEJO DOS SINTOMAS CLIMATÉRICOS EM PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA: REVISÃO DE LITERATURA INTEGRATIVA
3º Lugar (2 grupos)
Victória Basso Camargo, Bruna Pamela de Souza, Camilly Zeitune Pedro
EFEITOS DE FITOTERÁPICOS PARA O TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: REVISÃO INTEGRATIVA
Mariana Gasques Drudi Cardoso, Gabriela Costa de Paula Neto, Mirella Andrela Zanchetta, Gabriela Lumi Kawakami Rego
IMPACTOS NAS COGNIÇÕES E EMOÇÕES EM PACIENTES APÓS DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA: REVISÃO DE LITERATURA INTEGRATIVA