Evento destaca produção científica de alunos da faculdade de medicina FACERES

Evento destaca produção científica de alunos da faculdade de medicina FACERES

Mais de quarenta trabalhos foram apresentados durante o 21º Fórum de Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica, evento organizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da faculdade de medicina FACERES 

A escola de medicina tem grande potencial de impactar a sociedade. Além de oferecer a formação profissional, é um centro gerador de conhecimentos atualizados, que devem ser compartilhados com a comunidade. Traduzir a ciência em algo compreensível para a população em geral é uma demanda atual, mas ainda pouco comum. Pensando nessa aproximação, a faculdade de medicina FACERES promoveu nos dias 29 e 31 de maio, e 01 de junho, o 21º Fórum de Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica, evento organizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da faculdade.

No evento, os alunos do curso de medicina das turmas 20, 21 e 22 apresentaram quarenta e dois trabalhos, resultados dos estudos desenvolvidos nas disciplinas de Habilidades de Pesquisa I, II e III e foram avaliados por professores convidados para essa finalidade.

       

Apresentações de estudos de revisão integrativa e artigos científicos em formato Journal Club também foram apresentados. Além disso, o Fórum contou com palestrantes para compartilhar conhecimentos, insights e experiências valiosas no desenvolvimento de pesquisa científica na trajetória acadêmica e na prática médica que impactarão a sociedade no futuro.

“Essa é uma grande oportunidade de vivenciar e ampliar o conhecimento do estudante de medicina no campo da  pesquisa científica, focar na pesquisa científica nos mais diversos temas da área médica, interagir, trocar ideias e experiências com outros estudantes de medicina, professores e palestrantes”, explicou a professora e coordenadora da pesquisa na FACERES, Talita Valentino.

O professor Felipe Pacca, docente de Habilidades de Pesquisa da FACERES e um dos organizadores do Fórum, afirma que é uma oportunidade de simular um cenário de congresso científico através da construção de argumentos e evidências realizadas por meio de uma pesquisa científica.

Uma banca examinadora avaliou as apresentações dos alunos durante o evento. “Essa avaliação é realizada em dois  momentos, primeiro a qualidade científica, e depois, a competência de argumentação”, explica a coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da FACERES, Tamara Veiga Faria.

Por fim, como forma de popularizar os conhecimentos produzidos na escola médica, o Fórum contou com uma seção dedicada a apresentar uma série de videocasts elaborados pelos alunos na disciplina de Habilidades de Pesquisa a partir da leitura e análise de artigos científicos. Sob responsabilidade da Profa. Norma Barbosa Novaes Marques, docente da disciplina, essas produções têm como objetivo tornar mais acessíveis temas da área de saúde.

Para isso, os alunos foram entrevistados pelo setor de comunicação da FACERES e as gravações resultantes dessas entrevistas ganharam forma de videocasts, que serão disponibilizados no Youtube da TV FACERES e da Rádio FACERES.

O 21º Fórum de Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica foi idealizado a partir da comemoração dos 10 anos do curso de medicina da FACERES. Uma oportunidade de reflexão sobre os caminhos trilhados pelo curso. Nesse processo, a pesquisa científica realizada pela instituição passou por um fundamentado processo de avaliação. Como os resultados se mostraram exitosos, foi possível projetar inovações, sempre em busca da excelência.

Trabalhos premiados:

29/05/2023 – Turma 22 Videocasts

 

1º lugar

Videocast com o tema: Estilo de vida saudável em pessoas com HIV

Valentina Aidar Piton, Ana Beatriz Borges Celeri, Giuliana Saurin Sanfelice André, Izabella Rasmussen, Lorena Tencati Barboza

 

2º lugar

Videocast com o tema: Tromboembolismo venoso em crianças

Isaías Jorge Forte Lopes, Larissa Andressa Gomes Lucio de Medeiros Passos, Amanda Cristina Bonfante, Catarina Estrella Costa, Jéssica Ferreira Waitman, João Eduardo Rabelo

 

3º lugar

Videocast com o tema: Síndrome de ovários policísticos e a qualidade de vida

Mariana Silveira Prado, Alícia Victoria de Oliveira Garcia, Arthur Lorenzo Gabioli, Maria Júlia Fanali de Almeida, Davi Dias Francisco Aires

 

 

31/05/2023 – Turma 20 Apresentação pôster

 

1º Lugar

Lívia Lima e SIlva Pessoa, Beatriz Peixoto Coinete, Olivia Scatena Lima da Rocha, Vitória Picoloto Barbosa

EFEITO DA PRÁTICA DA AROMATERAPIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

 

2º Lugar

Carolina de Marqui Milani, Micaela Graciane Borges, Rafaela do Nascimento Thome

INFLUÊNCIA DA INFECÇÃO POR COVID-19 NA FERTILIDADE HUMANA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

 

3º Lugar (2 grupos)

Daniela Ribeiro Queda, Bárbara Vieira Rodrigues, Lívia Rodrigues Galera, Lua Clara Ortolan

TERAPIAS COMPLEMENTARES NO TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

 

Cárita Chagas Gomes

PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA SOBRE PESQUISA CIENTÍFICA: REVISÃO DE LITERATURA INTEGRATIVA

 

 

01/06/2023 – Turma 21 Apresentação pôster

 

1º Lugar

Any de Castro Ruiz Marques, Ana Karla Esteves Pereira, Mariana Chaveiro da Silva

AÇÃO CICATRIZANTE DE PLANTAS MEDICINAIS EM FERIDAS DIABÉTICAS: REVISÃO DE LITERATURA INTEGRATIVA

 

2º Lugar

Nathália Jordão Penitente, Gabriela da Cunha Barcelos, Gabriela Cardoso Rocha

CONDUTAS PARA O MANEJO DOS SINTOMAS CLIMATÉRICOS EM PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA: REVISÃO DE LITERATURA INTEGRATIVA

 

3º Lugar (2 grupos)

Victória Basso Camargo, Bruna Pamela de Souza, Camilly Zeitune Pedro

EFEITOS DE FITOTERÁPICOS PARA O TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: REVISÃO INTEGRATIVA

 

Mariana Gasques Drudi Cardoso, Gabriela Costa de Paula Neto, Mirella Andrela Zanchetta, Gabriela Lumi Kawakami Rego

IMPACTOS NAS COGNIÇÕES E EMOÇÕES EM PACIENTES APÓS DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA: REVISÃO DE LITERATURA INTEGRATIVA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *