Centro Acadêmico da FACERES lança seu primeiro livro sobre gestão e liderança estudantil

Centro Acadêmico da FACERES lança seu primeiro livro sobre gestão e liderança estudantil

Centro Acadêmico da FACERES lança seu primeiro livro sobre gestão e liderança estudantil

A obra, desenvolvida pela 9ª e 10ª gestões do Centro Acadêmico, registra experiências, aprendizados e práticas de administração aplicadas à vivência acadêmica.

O Centro Acadêmico da Faculdade de Medicina FACERES acaba de lançar seu primeiro livro, resultado do trabalho conjunto das 9ª e 10ª gestões da entidade estudantil. A publicação marca um momento de amadurecimento e consolidação do CA como um espaço de protagonismo, organização e formação em liderança para os estudantes de medicina.

De acordo com Fernanda Matta, estudante e presidente da 10ª gestão, o livro é fruto de dois anos de continuidade e colaboração entre as equipes.

“Esse livro foi feito pela 9ª e pela 10ª gestão, que na verdade são gestões que se complementaram e aqui a gente traz muito disso, a complementação de dois anos no Centro Acadêmico. E nós falamos sobre como foi a experiência de presidente, de vice-presidente, como nós estruturamos todo o trabalho em todos os outros braços do Centro Acadêmico, todos os nossos projetos, nossos eventos, como a gente organizou cada um deles”, explica.

O conteúdo da obra vai além de um simples registro histórico: ele apresenta metodologias de gestão aplicadas ao contexto estudantil. Sílvio de Melo Scandiuzzi, presidente da 9ª gestão, conta que o grupo buscou inspiração em modelos empresariais para tornar o CA mais estruturado e eficiente.

“Trazendo então a estruturação de cada uma das áreas do Centro Acadêmico, deixando o Centro Acadêmico um órgão como se fosse uma empresa mesmo, trazendo a metodologia do PDCA, da gestão do PDCA, que é uma metodologia de gestão que a gente faz geralmente para as empresas. Eu, quando fui formado de administração, utilizava esse método para estruturar empresas e atingir metas específicas — e é isso que a gente queria dentro do Centro Acadêmico aqui na FACERES”, conta.

Além de aprimorar a gestão interna, o trabalho coletivo também proporcionou crescimento pessoal e aprendizado sobre liderança aos alunos envolvidos. “O CA me ajudou muito nisso, tanto no sentido de observar outras pessoas fazendo isso — então a Fer, o Silvio, a Rafa me ajudaram muito nesse processo —, mas também no sentido de experimentar mesmo fazer isso, gerir tarefas e pessoas, delegar trabalhos”, compartilha Pedro Henrique Vilela, vice-presidente da 10ª gestão.

Sílvio também destacou o papel fundamental da direção da faculdade na realização do projeto.

“Nosso maior motivador a fazer esse livro foi o Dr. Toufic, porque ele sempre esteve tanto na 9ª gestão quanto na 10ª gestão muito próximo da gente. Ele queria trazer mais robustez, além de tudo queria aproximar o Centro Acadêmico da direção da faculdade, assim como dar mais voz aos alunos”, afirma

O diretor da FACERES, Dr. Toufic Anbar Neto, ressaltou a importância simbólica e prática da publicação. “Esta obra marca uma nova fase em que as administrações do Centro Acadêmico passam a ter uma preocupação com a transparência, com a organização administrativa da agremiação. Isso denota um amadurecimento não só dos alunos, mas um amadurecimento também da instituição”, destaca.

“A gente fica muito feliz e grato pela oportunidade, porque a FACERES nos deu essa abertura para que conseguíssemos publicar o nosso trabalho. E isso acaba servindo como um benchmarking, uma referência para outros Centros Acadêmicos, tanto de medicina quanto de outras áreas”, fala.

O livro, intitulado “A FACERES e o Centro Acadêmico — Compromisso e Liderança”, representa um marco na história da faculdade e reforça o papel dos estudantes como agentes ativos na construção de uma comunidade acadêmica sólida, participativa e inspiradora.

Acesse aqui: https://faceres.com.br/wp-content/uploads/2025/10/A-FACERES-E-O-CENTRO-ACADEMICO-Compromisso-Lideranca.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *