Cartilha informativa exemplifica e contextualiza quais são as Políticas Públicas de Saúde

Cartilha informativa exemplifica e contextualiza quais são as Políticas Públicas de Saúde

Cartilha informativa exemplifica e contextualiza quais são as Políticas Públicas de Saúde

Material foi confeccionado pela turma 17 e professoras do PIC do curso de medicina FACERES

Você sabe quais são as Políticas Públicas de Saúde?

São todas as ações e programas que visam melhorar as condições de saúde da população como um todo.  Isso inclui tanto as ações de serviços de atendimento, como de proteção e promoção da saúde em populações especificas, visando garantir que todos tenham acesso à saúde e condições de qualidade de vida.

Todas essas informações ainda mais detalhadas com auxílio de dados, fotos e artes, estão na cartilha, desenvolvida pelos alunos da T17 do curso de medicina FACERES, em conjunto com as professoras da disciplina PIC – Programa de Integração Comunitária.

O material foi nomeado como: “Atenção à saúde para populações específicas: como acontece? Políticas Públicas de Saúde: Povos indígenas; Pessoas privadas de liberdade no sistema prisional; População negra; Criança; Homem e Mulher”.

A cartilha faz parte de um projeto de extensão que prioriza a inserção precoce do estudante de medicina na atenção básica e a valorização das Políticas Públicas.

O objetivo é divulgar para a comunidade o que são Políticas Públicas de saúde de populações específicas e por que elas existem.

“Foi importante para minha formação médica ter contribuído na elaboração dessa cartilha pois, antes dela, eu nunca tinha voltado meu olhar à saúde das populações distantes da minha realidade, como as pessoas privadas de liberdade no sistema prisional e as populações indígenas, além de entender e aprender sobre o universo da saúde feminina e da população negra. Também gratificante, foi refletir sobre o cuidado com o meu corpo (saúde do homem)”, afirma Hugo Pezati Martin, estudante da T17.

Veja a cartilha na íntegra:

Cartilha Política Nacional de Atenção à Saúde – Populações Específicas PIC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *