Caravana da Saúde leva atendimentos gratuitos a moradores do bairro Santo Antônio em Rio Preto

Caravana da Saúde leva atendimentos gratuitos a moradores do bairro Santo Antônio em Rio Preto

Ação é realizada pelas ligas acadêmicas da FACERES

Moradores do bairro Santo Antônio, na Região Norte em São José do Rio Preto, terão oportunidade de receber orientações sobre saúde no próximo sábado, dia 21 de maio.

A faculdade de medicina FACERES, em parceria com a paróquia Santo Antônio de Pádua, realizará a Caravana da Saúde, com ações de orientação e prevenção da saúde, no salão paroquial, no dia 21 de maio, das 8h às 14h.

O evento tem como objetivo orientar a população sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), tais como: hipertensão, diabetes, obesidade, neoplasias, doenças cardiovasculares, entre outras. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.

De acordo com o Ministério da Saúde, as DCNT’s são responsáveis pela morte de aproximadamente 41 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 71% de todas as mortes no mundo. Em 2019, 54,7% dos óbitos registrados no Brasil foram causados por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e 11,5% por agravos. No Brasil, foram registrados mais de 730 mil óbitos por DCNT em 2019. Destes, 308.511 (41,8%) ocorreram prematuramente.

Segundo a coordenadora de extensão da faculdade, Fernanda Novelli Sanfelice, a pandemia deixou as DCNT’s mais evidentes, por isso, é fundamental que uma faculdade de medicina ofereça ações de enfrentamento com foco na promoção de saúde da população.

“A Caravana da Saúde é um evento com ações gratuitas, com foco no rastreio e prevenção de doenças crônicas. É uma oportunidade de cuidar da saúde com orientações que agregam a qualidade de vida”, explica Fernanda.

Por meio do Diretório de Ligas Acadêmicas, alunos e professores do curso de medicina farão os atendimentos e exames gratuitos.

No evento serão realizadas aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, avaliação antropométrica, cálculo de IMC (Índice de massa corporal), além de informações preventivas sobre HAS (hipertensão arterial sistêmica), DM (diabetes mellitus) e câncer de pele. No espaço dedicado ao atendimento, haverá também orientação e oficinas educativas sobre alimentação saudável e entretenimento infantil.

“A Caravana da Saúde é uma oportunidade de cuidar da saúde com orientações de prevenção e aderência ao tratamento que contribuem para a qualidade de vida. Essa iniciativa reúne ensino, pesquisa e extensão da FACERES, com participação de alunos e professores do curso de medicina”, declara a docente responsável pelas ligas acadêmicas Prof. Talita Caroline de Oliveira Valentino.

Cerca de 100 profissionais entre alunos e professores, participam da ação, que reunirá as ligas acadêmicas de: cirurgia plástica, cuidados paliativos, dermatologia e queimaduras, endocrinologia, gestão e empreendedorismo, ginecologia e obstetrícia, pediatria e psiquiatria.

“A caravana possibilitará que os alunos desenvolvam uma pesquisa sobre a percepção do estado de saúde e doenças crônicas não transmissíveis como diabetes hipertensão, e os entrevistados poderão contribuir com esses dados científicos. Os atendimentos e atividades da Caravana da Saúde refletem o compromisso da faculdade com a saúde da população”, finaliza a coordenadora de pesquisa Dra. Tamara Veiga Faria.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *