Aula no padrão ATLS reforça habilidades do atendimento traumatizado grave

Aula no padrão ATLS reforça habilidades do atendimento traumatizado grave

Procedimento reduz consideravelmente a mortalidade dos pacientes

Alunos do curso de medicina FACERES, participaram de uma aula de simulação e atendimento no padrão ATLS – Advanced Trauma Life Support – um curso avançado de atendimento ao trauma desenvolvido pelo American College of Surgeons (ACS) destinado a aperfeiçoar as habilidades no atendimento ao traumatizado grave.

            

A iniciativa, realizada pelo Centro Acadêmico da FACERES, teve como objetivo reforçar a importância do atendimento correto e adequado ao paciente politraumatizado, com aprendizado teórico e vivência prática de simulação de atendimento.

A aula foi ministrada pelo professor da FACERES e cirurgião geral, Bruno Peron. Ele é Médico do GRAU – Grupo de Resgate e Atendimento as Urgências. Para o docente, a abordagem é uma oportunidade de preparo fundamental no atendimento a pacientes durante urgências e emergências. “O trauma é uma das principais causas de atendimento médico em todo mundo, principal causa de morte na população até 40 anos. Como instrutor do curso há mais de 10 anos, levo uma certeza comigo, caso um dia eu ou alguém da minha família seja vítima de um trauma, gostaria muito que fosse atendido por quem sabe o ATLS”, afirma.

O ATLS é um curso de imersão que tem como objetivo sistematizar e padronizar o atendimento de todas as vítimas de trauma. O atendimento das vítimas conforme o ATLS deve ser ensinado e sempre reforçado em todo mundo, pois com uma equipe preparada e treinada pra isso as chances de sobrevivência dos pacientes e a redução das sequelas que o trauma causou são muito maiores. Quando se segue os passos do atendimento ensinado no ATLS se reduz consideravelmente a mortalidade dos pacientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *