Caravana da Saúde da FACERES leva atendimentos gratuitos à população de Bady Bassitt

Caravana da Saúde da FACERES leva atendimentos gratuitos à população de Bady Bassitt

Caravana da Saúde da FACERES leva atendimentos gratuitos à população de Bady Bassitt

Cerca de 500 atendimentos foram realizados com foco na prevenção e promoção da saúde.

O município de Bady Bassitt, no interior paulista, recebeu a 6ª edição da Caravana da Saúde, evento promovido pela Faculdade de Medicina FACERES em parceria com a Prefeitura Municipal. Realizada pela primeira vez no município, a ação ocorreu no Fundo Social de Solidariedade “Marta Vieira” e ofereceu atendimentos gratuitos à população.

Durante o evento, moradores tiveram acesso a serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, além de orientações sobre alimentação saudável, qualidade de vida e cuidados com a saúde da mulher. A iniciativa, organizada pelas ligas acadêmicas da FACERES, mobilizou cerca de 100 profissionais, entre estudantes e professores.

Segundo Any de Castro Ruiz Marques, presidente das ligas acadêmicas, o principal objetivo foi conscientizar a população sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como hipertensão, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

O espaço dedicado à saúde da mulher ofereceu informações sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, com destaque para a importância dos exames de mamografia e Papanicolau.

A coordenadora de Extensão da FACERES, Fernanda Novelli Sanfelice, destacou a relevância da Caravana da Saúde, reforçando a importância da prevenção das DCNTs. “A ação é um exemplo de como ensino, pesquisa e extensão podem se unir em benefício da comunidade, promovendo a prevenção e contribuindo para a qualidade de vida. Realizamos cerca de 500 atendimentos, o que nos deixa muito satisfeitos”, afirmou.

Durante a atividade, também foi realizada uma pesquisa coordenada pelo setor de Pesquisa da FACERES. O levantamento, segundo a coordenadora Talita Valentino, teve como objetivo reunir dados demográficos, socioeconômicos e de saúde dos participantes. “Essas informações são essenciais para entender os determinantes sociais da saúde e propor soluções mais eficazes”, explicou.

O coordenador da Atenção Básica do município, Cleber Martins Malheiro, avaliou a ação como fundamental. “A Caravana reforça a importância da medicina preventiva e da conscientização sobre hábitos saudáveis”, disse.

A prefeita Meiri Catelani também elogiou a parceria com a instituição de ensino. “Promover qualidade de vida é um compromisso com o futuro. Iniciativas como essa garantem que a população tenha acesso a informações e práticas que transformam a realidade da nossa cidade”, afirma a chefe do executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *