Campanha reforça a necessidade de reafirmar hábitos que colaboram para a prevenção da Covid- 19
Ação é desenvolvida por alunos e professoras da faculdade de medicina da FACERES, através de posts e ações em escolas
Mesmo depois da tão esperada vacina contra a Covid-19, há alguns cuidados que podemos manter contra qualquer tipo de vírus e bactérias.
Alunos da etapa 1- turma 19 do curso de medicina FACERES, em conjunto com as professoras do eixo Programa de Integração Comunitária (PIC), desenvolveram ações com objetivo de reafirmar hábitos que colaborem para a prevenção da Covid-19.
Essas ações fazem parte do Projeto de Extensão “Covid-19: o que não podemos esquecer”, que foi dividido em duas etapas:
– Os estudantes fizeram uma dinâmica da palavra cruzada para abordar o assunto com crianças e adolescentes de uma escola de Guapiaçu.
– Eles também confeccionaram posts com temas específicos sobre o que não podemos esquecer sobre a Covid-19.
“Por conta da pandemia, adquirimos hábitos de higiene que vão muito além do uso de álcool em gel e máscara, como tirar os sapatos em casa e cumprimentar as pessoas sem contato físico. Essas ações demonstram a importância de continuarmos com esses hábitos, mesmo após a queda no registro de casos da doença”, explica Fernanda Novelli Sanfelice, coordenadora do PIC.
Lavar bem as mãos com água e sabão e fazer a higiene com álcool em gel são ótimos hábitos que foram adotados no dia a dia da população. Além de combater a disseminação do coronavírus, a higienização correta das mãos também evita o contágio por outras doenças causadas por bactérias, fungos ou outros tipos de vírus. Gripes, diarreia e conjuntivite são alguns males que podem ser prevenidos com essa simples ação.
Antes da pandemia, as pessoas raramente usavam máscaras quando estavam com doenças como a gripe. Nos primeiros meses durante a pandemia, elas se esforçaram para comprar máscaras faciais depois que as autoridades sanitárias emitiram orientações de que o uso de máscaras pode diminuir suas chances de transmitir a Covid-19. Usar uma máscara também pode reduzir significativamente a propagação do vírus da gripe.
Mesmo em meio a esse período de transformação, é possível tirar lições importantes e valiosas dessa fase. Higienização constante e conscientização sobre a vacina são bons hábitos que podem ser levados para depois da pandemia que alterou o cotidiano de todos.
As mudanças vão continuar sendo uma realidade no mundo todo muito depois do fim da pandemia.