Avaliação Chave integra teoria e prática no curso de medicina da FACERES

Avaliação Chave integra teoria e prática no curso de medicina da FACERES

Avaliação Chave integra teoria e prática no curso de medicina da FACERES

Exame programático é realizado semestralmente com foco em situações reais que simulam a rotina médica.

A Avaliação Chave, antes chamada de Avaliação Global, é uma importante etapa semestral no curso de medicina da FACERES. Com foco em cenários práticos reais e integração entre áreas básicas e clínicas, o exame reúne diversos métodos avaliativos para acompanhar a formação médica dos estudantes desde o primeiro semestre.

“É uma avaliação programática, então ela acontece acompanhando o aluno em todo semestre, desde o primeiro até o oitavo semestre, com conteúdos que ele teve vivência naquele período. A gente avalia como foi o aproveitamento, se ele está lembrando do conteúdo. É uma avaliação linear que fazemos desse aluno”, explica a coordenadora do curso de medicina, Daiane Colman Cassaro.

Durante a avaliação, os alunos enfrentam estações simuladas em ambientes como o laboratório de habilidades clínicas, passando por casos que envolvem áreas como clínica médica, cirurgia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, e saúde coletiva. “A gente avalia conhecimento, habilidades, atitude do aluno e também a parte ética”, complementa Daiane.

Para a estudante Giulia Aparecida Regiani, a avaliação é um reforço importante na jornada acadêmica: “Hoje mesmo foram avaliadas desde questões de pneumonia, que é algo do nosso cotidiano, até anatomia, que tivemos desde o primeiro ano. Acho muito importante porque vai agregando desde o começo da faculdade”, afirma.

Além de simular o ambiente médico real, a Avaliação Chave desafia os estudantes a tomarem decisões, resolverem problemas, se comunicarem com clareza e demonstrarem raciocínio clínico. Todo o processo é acompanhado por professores e profissionais do curso.

Segundo Araré Carvalho, membro do núcleo de avaliação da Faculdade de Medicina FACERES, o processo envolve várias etapas: “A primeira estação que eles participam é o OSCE, onde treinam atendimento em cenários simulados do dia a dia médico. Depois, passam por habilidades como sutura e intubação, seguem para a sala de informática para responderem um questionário sobre a percepção da avaliação e do curso, e finalizam com uma prova de 50 questões sobre as cinco grandes áreas da medicina”, explica.

A estudante Beatriz Peixoto vê a prova como um momento de integração entre teoria e prática: “Além de reforçar o aprendizado, essa experiência é algo que levaremos para a prática médica no futuro”, diz.

A Avaliação Chave também proporciona momentos de troca entre os alunos de diferentes semestres, como destaca a médica e egressa da FACERES, Júlia Sanches Maluf: “É muito importante essa interação entre alunos de diferentes fases. Isso agrega muito ao currículo e permite revisar conceitos importantes”, relata.

Para a aluna Manuela Mussi, o exame contribui diretamente para a formação clínica: “A gente pode vivenciar a prática médica de forma mais próxima e aplicar o que aprendeu no estágio. Também estudamos os conceitos teóricos da sala de aula. Isso nos ajuda a saber como lidar no cenário médico de verdade”, conta a discente.

Mais do que uma avaliação, essa atividade é uma preparação contínua para os desafios da vida profissional, como reforça a Dra. Daiane Colman Cassaro: “Quando o aluno termina o curso, ele vai enfrentar provas de residência médica, que também envolvem avaliações práticas. Aqui, a gente já os prepara desde o início”, complementa a coordenadora do curso de medicina da FACERES.

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