Artigo de revisão sistemática é publicado em jornal internacional no Pubmed
A publicação do artigo “Usando Prazosina para Tratar o Transtorno de Estresse Pós-Traumático e Associações: Uma Revisão Sistemática”, de autoria do professor da faculdade de medicina da FACERES, Dr. Idiberto Zotarelli Filho, em parceria com outros dois professores, Henrique Soares Paiva da USP e Carlos Filinto da Silva Cais da UNICAMP foi destaque no jornal Psychiatry Investigation, publicado no Pubmed, maior banco de dados do mundo de publicações científicas da área da saúde.
O artigo revelou resultados importantes sobre o tratamento do transtorno do estresse pós-traumático de diferentes causas com o uso off label da prazosina. Esses achados apontam para o tratamento e recuperação de pacientes graves de COVID-19 e que podem desenvolver sintomas de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).
O TEPT pode ser desencadeado a partir da vivência de uma experiência própria, como paciente da Covid-19 e médicos da linha de frente nos hospitais, ou de um testemunho de uma experiência traumática, como as pessoas que acompanham a pandemia pelo noticiário. É caracterizado por pensamentos intrusivos, pesadelos e flashbacks envolvendo o evento traumático, comportamentos evitativos, hipervigilância e distúrbios do sono, causando um impacto funcional nas esferas social, ocupacional e interpessoal, com perda significativa de qualidade de vida para os pacientes.
O estudo avaliou artigos já publicados sobre o uso da prazosina através de uma revisão sistemática temporal, tendo em vista o alvo sintomático de difícil acesso por tratamentos padronizados.
https://www.psychiatryinvestigation.org/m/journal/view.php?number=1321