Alunos do curso de medicina produzem podcasts sobre temas atuais relacionados à pandemia de Covid-19

Alunos do curso de medicina produzem podcasts sobre temas atuais relacionados à pandemia de Covid-19

Projeto “Ouvidos atentos para a Covid-19: uma realidade a ser superada” foi apresentado pelos alunos da Etapa 6 do curso de medicina da FACERES

Um projeto criado por docentes da faculdade de medicina FACERES e desenvolvido por alunos do eixo Atividades Práticas II, em parceria com o Programa Dr. Capivara, apresentou uma série de podcasts com o objetivo de informar e ajudar as pessoas nesse período de pandemia. O projeto “Ouvidos atentos para a Covid-19” está em sua terceira edição. O tema escolhido para este semestre teve como foco a necessidade de lidar com a realidade da pandemia especificamente em relação a diversos aspectos bastante discutidos em salas de aula e na mídia, como alterações psicológicas, medo, depressão, obesidade, disfunções sexuais, entre outros. Os alunos pesquisaram sobre esses assuntos e transformaram em podcasts que serão veiculados em redes sociais.

“O projeto Ouvidos atentos para a Covid-19 surgiu no início da pandemia, quando houve a necessidade de encontrar um tipo de avaliação que fosse formativa e significativa para os alunos no ensino à distância. E aliado a essa necessidade, encontrar formas de mostrar aos alunos a responsabilidade social das escolas médicas, de forma que o material produzido fosse capaz de ter um alcance para a população, “extrapolando” os muros (virtuais) da faculdade”, explica a professora de Saúde Coletiva da FACERES, Cristiane Spadacio.

A ideia é que esse material rico em informações, produzido de maneira objetiva e didática chegue até a população e possa de alguma forma ajudá-los a aquietar suas mentes, entender seus transtornos e, se necessário, procurar ajuda médica.

Para o estudante Eduardo Schäefer, participar do projeto foi uma oportunidade de repensar e até mesmo conhecer algumas das repercussões da pandemia de Covid-19. “Elaboramos o podcast de forma a democratizar as informações científicas, transmitindo para a população em uma linguagem compreensível, elucidando as diferentes realidades moldadas pela pandemia e até mesmo propondo ferramentas de auxílio para essas pessoas, exercendo a preocupação social, que deve sempre ser uma prioridade da formação médica.”

“O Dr. Capivara, mais uma vez, a convite da Profª Cristiane Spadácio, auxiliou os alunos neste importante trabalho acadêmico de divulgação de informações confiáveis, ao oferecer um curso de produção de podcasts, ministrado por alunos do curso de medicina que vivenciaram o Projeto Ouvidos Atentos em sua primeira edição. É sempre um aprendizado mútuo e uma parceria que se consolida cada vez mais”, explica Norma Barbosa Novaes Marques a professora e coordenadora do Programa.  O Dr. Capivara é um programa de extensão da FACERES com a proposta de incentivar, apoiar e promover iniciativas vinculados à divulgação científica e à popularização da ciência, especificamente no tema da saúde.

Os alunos da etapa 6 foram divididos em 11 grupos e produziram podcasts abordando os seguintes temas:

  • Alterações psicológicas causadas pelo isolamento social na Covid-19
  • O impacto da pandemia na saúde mental das crianças
  • Transtornos psicológicos mais ocasionados durante a pandemia
  • O impacto da pandemia de Covid-19 na realidade das pessoas vivendo em situação de rua
  • Sofrimento dos profissionais de saúde da linha de frente durante o Covid-19
  • Associação entre herança genética e a Covid-19
  • Impactos à saúde da mulher gerados pela pandemia da Covid-19
  • Obesidade como impacto da pandemia da Covid-19
  • O impacto da Covid-19 na disfunção sexual e diminuição da libido
  • Principais consequências psíquicas pós Covid-19

“Os podcasts serão divulgados pelas redes sociais e site da faculdade; e se alguma outra rádio se interessar estamos abertos a fornecer o material”, finaliza a professora Cristiane.

Os podcasts estão disponíveis também no canal do Dr. Capivara no Spotify: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *