Alunos da faculdade de medicina FACERES realizam ação de conscientização sobre a doença de Parkinson
Estima-se que no Brasil cerca de 200 mil pessoas sofram com a doença
Celebrado em 04 de abril, o Dia Nacional do Parkinsoniano é uma data dedicada à conscientização sobre a doença de Parkinson e à solidariedade com aqueles que vivem com essa condição neurodegenerativa.
A doença foi descoberta há 201 anos e é a segunda patologia degenerativa, crônica e progressiva do sistema nervoso central mais frequente no mundo, atrás apenas da Doença de Alzheimer.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem aproximadamente 4 milhões de pessoas no mundo com a Doença de Parkinson, o que representa 1% da população mundial com idade superior a 65 anos. No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram com o problema.
Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, o número pode dobrar até 2040. No Brasil, a estimativa é de que 200 mil pessoas vivam com a enfermidade.
Segundo a coordenadora da extensão e do Programa de Integração Comunitária – PIC, Fernanda Noveli Sanfelice, esse evento tem como objetivo informar e conscientizar sobre a doença. “A ação realizada pelos alunos da FACERES pode ser fundamental para a busca de ajuda médica no tempo adequado e para a realização de um tratamento responsável”, explica Fernanda.
A doença de Parkinson é uma condição crônica e progressiva do sistema nervoso que afeta principalmente a coordenação motora. Os sintomas incluem tremores, rigidez muscular, lentidão de movimentos e problemas de equilíbrio.
A ação de conscientização foi realizada nas Unidades ESF em Guapiaçu.