Ação digital produzida por alunos e professoras da faculdade de medicina FACERES reforça importância da prevenção dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares
Principal causa de morte no Brasil e no mundo, a doença cardiovascular (DCV), é responsável por mais de 1.100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos).
Dados são da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que comprovam uma preocupação com a doença e uma atenção maior diante dos cuidados com o coração.
O dia 29 de setembro é chamado Dia Mundial do Coração e a data tem como objetivo lembrar a importância desse órgão e dos cuidados que são necessários para ter um coração saudável, conscientizando a população sobre os riscos destas doenças, que podem ocorrer em qualquer idade.
As ações de promoção da saúde do coração se fazem necessárias, visto os diversos fatores de risco para tais doenças, passíveis de prevenção.
Em apoio a esta campanha que ocorre todos os anos, os acadêmicos da turma 18 do curso de medicina da FACERES, em conjunto com as professoras do eixo Programa de Integração Comunitária (PIC), desenvolveram uma série de posts que abordam a prevenção dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares, a fim de diminuir sua incidência e melhorar a qualidade de vida da comunidade.
“Por se tratar de um grande e recorrente problema de saúde da população mundial, esse projeto se faz importante visto que serão disponibilizadas informações para prevenção das doenças cardiovasculares por meio das mídias sociais, incentivando mudanças nos hábitos de vida, visando diminuição de casos e índice de morbimortalidade por esta causa”, explica a professora da disciplina, Janaína Benatti de Oliveira.
Ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos; 2,3 vezes mais que as todas as causas externas (acidentes e violência), 3 vezes mais que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções incluindo a aids.
Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas. O alerta, a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter essa grave situação.
Com relação à prevenção, as doenças cardiovasculares exigem detecção precoce, tratamento adequado e atenção a possíveis fatores de risco.
O estilo de vida também pode influenciar na saúde do coração com a presença de alguns fatores, como tabagismo e rotina sedentária, o risco de doenças cardiovasculares pode aumentar. Uma rotina com hábitos saudáveis, com dieta adequada e atividade física regular, ajuda no controle dos fatores de risco, diminuindo a chance de acometimento cardiovascular.
O Ministério da Saúde aponta os 10 mandamentos para ter um coração saudável.
Se você está “pecando”, lembre-se que sempre é tempo de mudar seus hábitos. Por isso:
– evite fumar;
– diga não à obesidade;
– faça exercícios regularmente;
– controle a pressão arterial;
– escolha bem os alimentos;
– controle o colesterol;
– reduza o estresse do dia a dia;
– saiba se é diabético;
– não descuide do lazer;
– consulte seu médico periodicamente.