
Faculdade de Medicina FACERES leva experiência imersiva da formação médica a mais de 1.400 estudantes em escolas e cursinhos da região
Em 16 ações ao longo de 2025, a faculdade apresentou tecnologias, demonstrações práticas e conversas sobre carreira, impactando alunos de São José do Rio Preto (SP) e cidades vizinhas.
Ao longo de 2025, a Faculdade de Medicina FACERES intensificou sua presença em escolas e cursinhos de São José do Rio Preto e região, promovendo 16 ações entre feiras de profissões e visitas institucionais. No total, mais de 1.400 estudantes foram impactados em mais de 60 horas de atividades que aproximaram os jovens da realidade da formação médica.










Para tornar a experiência ainda mais dinâmica, a FACERES levou ao público diversas tecnologias e recursos utilizados no curso de medicina. Entre os destaques estavam os óculos 3D, que permitem o uso da realidade virtual ampliada para o estudo das áreas básicas (anatomia, fisiologia, etc.). Esta tecnologia avançada possibilita ao aluno acessar ambientes virtuais tridimensionais que simulam situações médicas reais; o Paciente 360, que oferece interação em tempo real durante uma anamnese; além de peças anatômicas de resina e um quiz interativo que desafiou os estudantes a testarem seus conhecimentos.
Professores, alunos e profissionais dos laboratórios e informática também participaram das atividades, compartilhando vivências sobre o curso, a rotina acadêmica, as áreas de atuação da medicina e as oportunidades que a formação oferece. Os estudantes puderam fazer perguntas, conhecer curiosidades da prática médica, compreender melhor o que significa trilhar esse caminho e também conhecerem a Bateria Troglodita, que se apresentou para os acadêmicos.










Cada encontro reforça o impacto social da formação médica. Como explica o diretor da FACERES, Dr. Toufic Anbar Neto.
“Mais do que apresentar nossa estrutura, queremos inspirar e orientar os jovens em um momento decisivo da vida. Levar tecnologia, conhecimento e diálogo para dentro das escolas fortalece nossa missão de formar médicos preparados e sensíveis às demandas da sociedade. Esses encontros criam pontes que transformam o futuro”, afirma.
Para 2026, a instituição planeja expandir ainda mais as ações, ampliando o alcance e fortalecendo parcerias com novas escolas e cursinhos da região.









