
TEDxFACERES 2025 destaca inovação, humanização e novos caminhos para a educação médica
Segunda edição do evento reuniu médicos, pesquisadores e educadores para discutir pesquisa científica, espiritualidade, SUS, música, números e os desafios da formação médica no Brasil.
A segunda edição do TEDxFACERES reuniu alunos, professores e especialistas no auditório da Faculdade de Medicina FACERES para um encontro marcado por ideias inovadoras, reflexões profundas e temas que dialogam com os desafios reais da formação médica. Com o tema “Educação Médica em Foco”, o evento trouxe palestras que abordaram desde pesquisa científica e espiritualidade até SUS, branding pessoal, música e análise numérica aplicada à medicina.


Organizado de forma independente sob licença TED, o evento foi idealizado para fortalecer o ambiente acadêmico da instituição. Para Felipe Pacca, organizador do TEDxFACERES, aproximar o evento da FACERES foi uma das metas desta edição.
“Criamos um tema que fala diretamente com a instituição e com os alunos. As ideias discutidas aqui podem, sim, ser motor para os nossos próximos encontros”, afirma. Segundo ele, várias propostas já começam a ser estruturadas para 2026.
Entre os destaques do evento, o médico e doutor em Educação Médica, Rogério Dutra Bandos, trouxe uma reflexão sobre o papel da espiritualidade na formação dos futuros médicos. Ele ressaltou como valores morais presentes na espiritualidade podem fortalecer a prática profissional. “A ética médica é ensinada nas faculdades, mas ela pode ser muito beneficiada pelos princípios de bem e verdade trazidos pela religiosidade. O aluno que desenvolve essa sensibilidade tende a ser um médico com mais empatia e humanismo”, diz.
Bandos também defendeu que o tema precisa estar presente ao longo dos seis anos de graduação, de forma integrada ao currículo. “O curso é denso, mas é possível inserir essas discussões em atividades, disciplinas e até com professores que tenham essa capacitação. A espiritualidade precisa aparecer ao longo da formação”, relata.
A interface entre música e medicina foi tema da palestra do médico e professor da FACERES, Dr. Ronaldo Gonçalves da Silva, que propôs um olhar sensível sobre o papel do generalismo na formação médica. Para ele, o médico precisa desenvolver uma visão ampla — semelhante à de um maestro — para que o cuidado seja verdadeiramente integral.
“Assim como o músico precisa enxergar o todo para que a música aconteça de forma harmônica, o médico precisa compreender a essência das grandes áreas básicas da medicina. Esse alicerce é indispensável”, pontua.
O professor reforçou também a importância de o estudante valorizar o processo de construção do conhecimento. “Se eu pudesse deixar uma mensagem, seria: jamais deixem de valorizar esse momento tão genuíno que é o aprendizado das bases da medicina. Esse fundamento acompanha o profissional por toda a carreira”, reforça.
Além dos temas citados, a edição 2025 trouxe palestras sobre:
Pesquisa científica e a qualidade na formação médica, com a Dra. Tamara Veiga
Branding pessoal e propósito profissional, com Carol Mendonza
SUS como cenário de práticas em saúde, com Bruno Ribeiro
Os números como ferramenta para entender a realidade clínica, com a Dra. Patrícia Fucuta
Quantos Fracassos constroem um Sucesso? Com Daniel Pinho








Para Felipe Pacca, a variedade de temas reforça o propósito central do TEDxFACERES: estimular pensamento crítico e inovação.
“Sem boas ideias, não conseguimos pensar melhor. E sem pensar melhor, não formamos bons médicos. O TEDxFACERES existe para provocar essa mudança”, conclui.
O evento também reforça o compromisso institucional com a educação médica de excelência, como afirma o professor Araré Carvalho, integrante da organização, no release oficial. Segundo ele, o TEDxFACERES se consolida como um ambiente de aprendizado que gera impacto real na comunidade acadêmica, estimulando alunos e professores a colocarem ideias em prática. “Nossa proposta é criar um ambiente de aprendizagem e troca de experiências que traga benefícios reais para toda a comunidade acadêmica”, reforça.






