I Workshop de Injetáveis proporciona aperfeiçoamento em habilidades técnicas médicas
Curso teórico-prático abordou conceitos e atualizações sobre manuseio de injetáveis
Alunos do curso de medicina FACERES participaram do I Workshop de Injetáveis, curso teórico-prático voltado ao desenvolvimento de habilidades na manipulação de dispositivos injetáveis, muito comum na prática médica.
As aulas abordaram noções de anatomia de superfície associado à habilidade técnica médica de administração de injetáveis.
A capacitação foi realizada em modelos anatômicos inovadores que foram desenvolvidos exclusivamente para simulação neste curso sob a autoria da técnica do laboratório de Habilidades Médicas da FACERES, Priscila da Silva Negrini.
Outras peças como braços de resina e pele artificial também integraram o cenário realístico.
As enfermeiras Andrea Gambaro e Karina Cabreira, foram as instrutoras convidadas. As profissionais atuam na atenção básica em de Bady Bassit, município em que a FACERES mantém convênio e os alunos realizam os estágios práticos em medicina.
A comissão organizadora do evento é formada pelos membros diretivos da Ligas Acadêmicas de Anestesiologia, Carolina de Marqui e Mariana Chaveiro, Liga de Urgência e Emergência Rafaela Chaves e Luciana Ventura, além da Aglaupe Chagas e Carita Chagas que representam a IFMSA BRAZIL FACERES.
“Além de discutir e esclarecer dúvidas a respeito dos principais detalhes envolvidos numa prescrição de medicamento injetável, o workshop ressalta os cuidados que devem ser tomados antes mesmo da aplicação, como uso de equipamento de proteção individual, a maneira correta de abordar o paciente, a escolha da agulha e seringa, assepsia, vias de acesso no corpo para administrar os medicamentos e complicações do procedimento. Assim como as técnicas de acesso venoso e os dispositivos disponíveis descritos numa apostila virtual elaborada pelos organizadores do evento e disponibilizada aos participantes”, explica Luciana Ventura, aluna da 17ª turma, presidente da IFMSA FACERES.
Os alunos da faculdade de medicina FACERES têm contato com as habilidades técnicas médicas logo nos primeiros anos do curso. É fundamental que o acadêmico passe por atualizações sobre os temas em saúde, com possibilidade de rever estes conteúdos sob uma nova perspectiva e consolidação do conhecimento.