Alunas e professora da FACERES são autoras de resumos de trabalhos apresentados em simpósio internacional

Alunas e professora da FACERES são autoras de resumos de trabalhos apresentados em simpósio internacional

Publicações foram divulgadas no Simpósio de Inovação Pedagógica em Biociências, realizado em Portugal

A faculdade de medicina FACERES teve dois trabalhos apresentados no Simpósio de Inovação Pedagógica em Biociências, realizado em Portugal, na cidade de Aveiro.

São dois resumos de trabalhos de iniciação científica de autoria das alunas Juliana Sabadini e Vitória de Lima Fujinami Tano da turma 14 e Gabriela Orlandi Pistoscia, da turma 16, sob orientação da professora das disciplinas Morfofuncional e Tutoria, Profa. Dra. Tatiane Iembo.

                                

“A apresentação surgiu após o convite para participarmos do simpósio que tem foco em inovação pedagógica, que é uma área da minha atuação como docente, e que condiz com minha metodologia como educadora, que é incentivar o desenvolvimento das ferramentas para melhorar a aprendizagem dos alunos”, afirma a professora.

Os trabalhos, apresentados em formato de pôster, têm como temas: “E-book como ferramenta de ensino de bioquímica: uma análise da percepção dos alunos”, cujo conteúdo dessa disciplina foi separado em 6 capítulos, dispostos de maneira ilustrativa e com textos resumidos, para que o interesse pela bioquímica seja despertado ao fornecer conhecimento prévio ao aluno. E: “Uso de podcasts e Instagram como ferramentas pedagógicas no ensino de biologia molecular”, que relatou a utilização de podcast e imagens no Instagram como recursos didáticos para o ensino de biologia molecular. O objetivo foi verificar se esses meios de comunicação podem facilitar o aprendizado dos conceitos e processos envolvidos na biologia molecular, bem como despertar o interesse e a motivação dos estudantes pela disciplina. Os resultados mostraram que os estudantes apreciaram a proposta e demonstraram maior compreensão e participação nas aulas.

Para as discentes Vitória de Lima Fujinami Tano e Juliana Sabadini, autoras do resumo sobre o uso de podcasts e Instagram como ferramentas pedagógicas no ensino de biologia molecular, foi uma conquista muito grande poder ter um trabalho apresentado internacionalmente. “É um tema muito importante e sem dúvida a base de tudo na medicina, nele falamos sobre genes, DNA, RNA, epigenética e muitos outros temas.

Publicar em um evento internacional sem dúvida foi uma experiência incrível e uma oportunidade única que não seria possível sem o auxílio da nossa orientadora Tatiane Iembo que desde o início nos ajudou em tudo”, diz Juliana.

“O objetivo do trabalho consiste na produção de podcasts utilizando casos clínicos que abordam conteúdos de Biologia Molecular os quais são complementados por uma conta criada no Instagram que possui imagens educativas para auxiliar os alunos no aprendizado de biologia celular. Acredito que isso não seria possível sem o auxílio da nossa orientadora professora e do trabalho em equipe com minha pareceria Juliana Sabadini”, ressalta Vitória.

Gabriela Orlandi Pitoscia, aluna da turma 16 do curso de medicina FACERES, acrescenta que a pesquisa é essencial na formação médica. “É a base de conhecimento para entender a maioria das patologias. É incrível poder compartilhar nossos resultados e inspirar outras pessoas a fazer o mesmo com outras matérias que são notórias a dificuldade dos alunos”, comenta a acadêmica.

O Simpósio de Inovação Pedagógica em Biociências reuniu especialistas da área para discutir melhores práticas e estratégias para melhorar o ensino de biociências. Através de workshops e apresentações interativas, os participantes aprenderam sobre métodos de ensino inovadores, exploraram novas tecnologias para melhorar a experiência em sala de aula e alcançaram informações sobre as pesquisas mais recentes em educação científica. 

“Este simpósio proporcionou uma oportunidade valiosa para educadores, pesquisadores e profissionais colaborarem e trocarem ideiassobre como melhorar a educação em biociências e preparar a próxima geração de profissionais da área da saúde”, complementa a Profa. Dra. Tatiane Iembo.

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