Unidade curricular eletiva Práticas Extensionistas da faculdade de medicina FACERES beneficia mais de 13.500 pessoas no 1º semestre de 2024
Alunos e professores realizaram atividades relacionadas às redes temáticas do SUS
A faculdade de medicina FACERES estruturou as ações de Extensão que desenvolvem currículos flexíveis e que atendem as principais necessidades da sociedade. A iniciativa permite enriquecimento cultural e atualização dos conhecimentos específicos que formação médica.
“Tendo em vista a flexibilidade curricular do acadêmico para o cumprimento dos 10% da carga horária total do curso estabelecido pela Resolução n. 07 de 18 de dezembro de 2018, a unidade curricular de Práticas Extensionistas Eletivas foi incorporada na matriz curricular do curso de medicina da FACERES com objetivo de elaborar e implementar projetos de extensão à comunidade através de programas que cumprem as Trilhas de Curricularização da Extensão”, explica, Fernanda Novelli Sanfelice, coordenadora de Extensão.
A nova unidade curricular, está inserida do 1º ao 3º semestre do curso e é entendida como eletiva, pois, o acadêmico tem a possibilidade de escolher o programa que atende melhor o seu interesse, para fins de enriquecimento cultural, de aprofundamento e/ou atualização de conhecimentos específicos que complementem a formação acadêmica.
Docente da disciplina, Renata Bereta Vilela, explica que professores e alunos realizaram atividades relacionadas às redes temáticas do SUS. “As ações foram distribuídas em: Urgência e Emergência; Saúde Mental; Saúde da Mulher, Recém-Nascido, Criança e Adolescente; Doenças Crônicas não Transmissíveis e Saúde do Idoso; Atenção à Pessoa com Deficiência”, diz.
Mais de 13.500 pessoas foram beneficiadas no 1º semestre de unidade curricular eletiva Práticas Extensionistas da FACERES.
Mariana Silveira Prado, estudante de medicina, relata uma de suas experiências. “Tive oportunidade de visitar a ETEC de São José do Rio Preto, onde, junto com colegas de curso, capacitamos os alunos principalmente de enfermagem com assuntos abordados como RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) e desengasgo com aulas positivas dinâmicas com auxílio dos bonecos de simulação da FACERES”, conta a estudante.
Usuários do Centro de Reabilitação Visual Instituto dos Cegos de São José do Rio Preto, também foram beneficiados, recebendo visitas de alunos da FACERES que realizaram atividades sobre doenças crônicas, saúde mental, além de urgência e emergência. João Júlio Bahia Junior, assistivo do IRCT, comenta: “Foi interessante e válido, porque tem muita gente que tem pressão alta, diabetes e às vezes não sabe e não se cuida. Os estudantes trouxeram muitas informações e cuidados para nós, foi bem produtivo”.
No Instituto AmAA – Colégio Helaine Munia, as atividades realizadas com os alunos destacaram-se pelo foco em experiências sensoriais. Isadora Bertanha, estudante de medicina, reflete sobre a importância dessa experiência: “As crianças vão acrescentar muito na nossa formação porque desde o início a gente trabalha e aprende com elas e principalmente, por saber cuidar de uma forma que seja humanizada e traga conforto para elas”, fala a acadêmica.
O Projeto de Incentivo ao Cooperativismo também recebeu atividades extensionistas da FACERES, com foco na saúde infantil e na área de urgência e emergência. Bruno Ventura, coordenador do projeto, ressalta a importância dessas ações: “A gente sabe que a comunidade precisa de orientação e encaminhamentos e, levando essas aulas de medicina até as pessoas, há uma ampliação do atendimento e, consequentemente, melhora a qualidade de vida de todos”, afirma.
“É sobre salvar a vida do próximo, porque não é só médico que deve saber cuidados básicos de atendimento e primeiros socorros, acho que todo mundo tem que ter essa oportunidade de aprender. E nós estamos caminhando para o segundo semestre com muita expectativa de ampliar as parcerias e fortalecer o alcance do curso de medicina FACERES”, finaliza a discente da 22ª turma de medicina da FACERES.
Podcast
Um dos assuntos abordados na unidade curricular de Práticas Extensionistas Eletivas virou tema de um episódio do Capivaracast, o podcast da faculdade de medicina FACERES. O conteúdo produzido pelos alunos da 22ª turma de medicina, aborda as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) e a importância da educação em saúde na prevenção.
O material foi apresentado e disponibilizado para os usuários do Centro de Reabilitação Visual – Instituto dos Cegos, de São José do Rio Preto.