Turma 20 participa da tradicional aula da lavagem das mãos

Turma 20 participa da tradicional aula da lavagem das mãos

Os calouros da 20ª turma do curso de medicina FACERES participaram da atividade que ensina a técnica de higienização das mãos, ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias.

Com auxílio da tinta vermelha, que representa o produto utilizado no procedimento, os estudantes aprenderam o passo a passo da medida individual que ajuda a prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde.

Bruna Cortez Ferreira, professora da disciplina Habilidades Médicas I, explica que esse aprendizado no início do curso é fundamental para os futuros médicos. “É uma ação que ensinamos para os alunos desde o primeiro período, pois eles irão utilizá-la tanto na vida profissional, quanto na pessoal, como forma de prevenção de várias doenças”, afirma.

                                

História da rotina de lavagem das mãos:

De acordo com a história da medicina em 1846, Ignaz Semmelweis, médico húngaro, ao perceber que as crianças morriam menos ao nascer quando vindas ao mundo pelas mãos limpas das parteiras e não pelas mãos sujas e ensanguentadas dos médicos da época, ficou intrigado e o decidiu realizar um experimento.

Antes dos partos, os médicos deveriam higienizar as mãos e os seus instrumentos com uma solução de cloro. Depois de alguns meses, o resultado: a taxa de mortalidade de mães após o parto, que era de assustadores 18%, caiu para 1%!

No final do século XIX já era um protocolo de praticamente todas as unidades de saúde.

Fonte: Centro Cultural do Ministério da Saúde

(http://www.ccms.saude.gov.br/noticias/historia-da-higienizacao-de-maos  )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *