Turma 15 do curso de medicina FACERES desenvolve campanha virtual do “Setembro Amarelo - Prevenção ao Suicídio” 🎗

Turma 15 do curso de medicina FACERES desenvolve campanha virtual do “Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio” 🎗

Turma 15 do curso de medicina FACERES desenvolve campanha virtual do “Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio” 🎗

Com a hashtag #perceba, a campanha sensível ao tema movimenta as redes sociais no mês de setembro

De olho no aumento de casos de suicídio, alunos da 15ª Turma (etapa 3), através do PIC – Programa de Integração Comunitária, produziram uma série de vídeos alertando sobre a Campanha do “Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio”, promovida anualmente pelo Ministério da Saúde.

Os acadêmicos foram divididos em oito grupos. “Dentre o material produzido, alguns apresentam imagens, animação e até tradução em libras, com destaque sobre as estatísticas atuais de incidência, prevalência, sinais, sintomas e mitos sobre o tema”, destaca Fernanda Novelli Sanfelice, coordenadora do PIC.

A OMS alerta que o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Mas também aponta números alarmantes em adultos e idosos. 

Entre os quadros mais prevalentes estão a ansiedade e a depressão e problemas relacionados ao uso de substâncias. A pandemia da Covid-19 trouxe um aumento na incidência de casos de transtornos mentais, não só por conta da necessidade do isolamento social, mas também pelo medo da contaminação pelo vírus e perdas: da rotina, financeiras, de contato social, e de parentes e entes queridos.

Os oito vídeos produzidos pelos estudantes da turma 15 do curso de medicina FACERES foram apresentados durante a aula remota síncrona do PIC, através de uma plataforma virtual e contou com a participação do psicólogo Valdir Carlos Severino Júnior para avaliação do material. Três foram selecionados para representar a campanha virtual de conscientização e prevenção ao suicídio, que foi lançada no dia 08 de setembro e tem como forma de divulgação nas mídias sociais a hashtag #perceba e o enfoque principal será a prevenção do suicídio.

Os vídeos foram encaminhados para a secretaria da saúde, a vários grupos de alunos, pais e professores com o objetivo de ampliar a rede de acesso e informação.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *