Transtorno do Espectro Autista (TEA) é abordado em diferentes contextos médicos em Simpósio na FACERES

Transtorno do Espectro Autista (TEA) é abordado em diferentes contextos médicos em Simpósio na FACERES

Transtorno do Espectro Autista (TEA) é abordado em diferentes contextos médicos em Simpósio na FACERES

Assunto será apresentado dentro das áreas de Pediatria, Humanização e Medicina da Família e Comunidade

A integração entre áreas da medicina é fundamental para estimular a discussão e o desenvolvimento de pesquisas em diferentes diagnósticos e patologias. Nesse propósito, as Ligas de Medicina da Família e Comunidade; e Humanização e Pediatria da FACERES se reúnem no dia 04 de setembro para debater o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CD) dos Estados Unidos, mostrou que o autismo afeta uma em cada 59 crianças. “Chegamos ao tema autismo, pois é um assunto bastante discutido na pediatria na fase inicial da infância, onde são percebidos os sinais na criança. É também um tema tratado pela saúde da família, pois engloba todo contexto familiar e íntimo. E por fim, a humanização é capaz de entender e acolher quaisquer situações vivenciadas por esse núcleo familiar”, afirmam os organizadores.

A pediatra e preceptora da Unidade Básica de Saúde Santo Antônio, em São José do Rio Preto, Dra. Bruna Siriani, irá mediar as discussões sobre o tema durante o evento e falar com os participantes sobre: “Autismo do ponto de vista medico e familiar”.

Segundo a Associação Brasileira de Autismo, o Transtorno do Espectro Autista caracteriza-se por alterações presentes desde idades muito precoces, tipicamente antes dos três anos de idade, e que se define sempre por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.

O conceito de autismo é um alvo em movimento. No passado, eram considerados autistas aqueles bem severos, não verbais, com comportamentos muito estereotipados e totalmente dependentes para viver. Hoje em dia o autista leve está inserido no espectro, com o diagnóstico de autista em pessoas que são independentes, casados, cursando universidades, o que eleva o número de casos.

Alunos do curso de medicina da FACERES e estudantes e profissionais da área da saúde podem participar do Simpósio.

O valor da inscrição é de R$10,00.

 

Serviço:

Simpósio Do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Dia 04 de setembro, às 18h30

Auditório – FACERES

Inscrição: R$10,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *