
Trabalhos da Faculdade de Medicina FACERES são destaque no V Congresso Acadêmico de Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Dos 20 trabalhos orais do evento científico, 9 foram apresentados por alunos e professores da FACERES.
A Faculdade de Medicina FACERES marcou presença no V Congresso Acadêmico de Ciências da Saúde (CACS) da FAMERP, evento realizado com o tema “Avanços nas Ciências da Saúde: como transformar o futuro da Medicina?”. O congresso reuniu estudantes, residentes, médicos e professores em uma programação diversificada, com palestras, mesas-redondas, workshops e apresentações científicas, incluindo, pela primeira vez, a modalidade de pôsteres.


Entre os 20 trabalhos orais apresentados, 9 eram de alunos e professores da FACERES, com foco em experiências no Programa de Integração Comunitária (PIC), Projeto Terapêutico Singular (PTS), atividades de extensão e Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL).
Dois desses trabalhos receberam destaque e foram premiados pela banca avaliadora.
O segundo lugar foi conquistado com o estudo “A relação entre a sobrecarga do cuidador do portador de doenças crônicas não transmissíveis e suas relações familiares: um estudo através da experiência de acadêmicos de medicina”, de autoria das estudantes Ana Beatriz Borges Celeri, Mariana Lara Andrela e Isadora de Lima F. Tano, sob orientação da professora Karina Rumi de Moura Santolíquido.
Segundo Ana Beatriz Borges Celeri, aluna da 22ª turma de Medicina FACERES, o trabalho nasceu de uma mudança de olhar. “No início, o foco do nosso olhar era particularmente ao doente, porém, com o contato com a cuidadora, visualizamos o seu sofrimento e como era grande a sobrecarga de quem cuida. A vivência favoreceu a ampliação do entendimento acerca da interação entre família, cuidado e enfermidade, reforçando o compromisso com uma atuação médica mais empática e abrangente. Receber esse reconhecimento no V CACS significa uma gratidão extrema, pois conseguimos passar a mensagem que a FACERES e o PIC sempre incentivam: o olhar humanizado”, comenta.
Já o terceiro lugar foi conquistado pelo trabalho “Aplicação do Projeto Terapêutico Singular (PTS) no enfrentamento da solidão em paciente com câncer gástrico”, elaborado por Sara Leme Finoti Basílio, Maria Eduarda Manzieri Chiarato, Natália Ferreira Santana e Paula Fernanda Milani Madureira, sob orientação da professora Fernanda Novelli Sanfelice.
Uma experiência transformadora, como relata a estudante Sara Leme Finoti Basílio, da 23ª turma. “Os aprendizados mais marcantes foram a importância da escuta ativa, do cuidado integral e da construção conjunta do plano terapêutico a partir da realidade da paciente. A vivência proporcionou formação prática valiosa, promovendo empatia, cuidado centrado na pessoa e a importância do trabalho em equipe. Foi gratificante receber a premiação e fortaleceu em nós o desejo de participar de novas experiências acadêmicas”.


A professora Karina Rumi de Moura Santolíquido, orientadora de trabalhos apresentados, destacou a relevância da iniciação científica na formação médica.
“É muito gratificante ver o envolvimento dos alunos no campo prático e perceber que esse comprometimento se transforma em resultados tão impactantes, como a premiação no congresso. A iniciação científica e a participação em eventos como esse são fundamentais: desenvolvem pensamento crítico, ampliam a visão sobre a medicina e estimulam a prática baseada em evidências”, afirma.
Entre os trabalhos apresentados oralmente pela FACERES estiveram temas como a aprendizagem baseada em problemas e a formação do raciocínio clínico precoce, a promoção da saúde cardiovascular na atenção primária, a conscientização sobre a população indígena e negra, além de projetos de extensão voltados à prevenção da gravidez na adolescência e à testagem rápida de hepatites e sífilis.
Para muitos alunos, o V Congresso Acadêmico de Ciências da Saúde foi também a oportunidade de vivenciar pela primeira vez um grande evento científico. Foi o caso de Júlia Novelli Sanfelice, da 26ª turma, que apresentou o trabalho sobre PBL. “Participar do V CACS foi uma experiência enriquecedora academicamente. O tema escolhido surgiu da minha vivência com o PBL na FACERES, que contribuiu para o amadurecimento do meu raciocínio clínico e autonomia acadêmica. Estar em um evento como esse logo no início da graduação mostra a importância da ciência na nossa formação”, fala a discente.
A coordenadora do PIC e orientadora de trabalhos apresentados, professora Fernanda Novelli Sanfelice, ressaltou a importância da participação expressiva dos alunos.
“Os trabalhos apresentados demonstram como a vivência no PIC e no PTS contribui para a formação humanizada e científica dos nossos acadêmicos. Estar em um congresso como o CACS não é apenas um reconhecimento, mas também um espaço de troca e aprendizado que fortalece a formação médica desde os primeiros anos”, conclui.
Outros estudos científicos da FACERES também foram apresentados na modalidade oral, sendo eles:
A FORMAÇÃO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO PRECOCE POR MEIO DA APRENDIZAGEM
BASEADA EM PROBLEMAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autora: Júlia Novelli Sanfelice
Orientadora: Fernanda A. Novelli Sanfelice
MODELO SISTEMÁTICO DA ELABORAÇÃO DE EVENTO, REALIZADO POR ACADÊMICOS DE MEDICINA SOBRE CONSCIENTIZAÇÃO, INCLUSÃO E PARTICULARIDADES ENFRENTADAS PELA POPULAÇÃO NEGRA.
Autores: Luiz Eduardo Silva Mendes, Giovana Oliveira da Cunha,
Giuliana Facco Machado, Vanessa Martins de Campos, Kauana Verginia Prevital,
Natalia Ferreira Santana, Maria Eduarda Manzieri Chiarato
Orientador: Araré de Carvalho Jr.
PROMOÇÃO DA SAÚDE CARDIOVASCULAR EM PACIENTES
ATENTIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: PROJETO DE EXTENSÃO SETEMBRO VERMELHO
Autores: Mariana Lara Andrela, Ana Beatriz Borges Celeri e Isadora de Lima F. Tano
Orientadora: Karina Rumi de Moura Santoliquido
A RELEVÂNCIA DE EVENTOS QUE AUXILIAM NA INCLUSÃO DA POPULAÇÃO INDÍGENA CONCOMITANTE COM APRENDIZADOS SOBRE SUAS CULTURAS, SOB A PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DE MEDICINA.
Autores: Natalia Ferreira Santana, Giovana Oliveira da Cunha, Giuliana Facco Machado, Kauana Verginia Prevital, Maria Eduarda Manzieri Chiarato, Vanessa Martins de Campos
Orientador: Araré de Carvalho Jr.
ESTRUTURAÇÃO MEDICAMENTOSA AOS PACIENTES EM CONDIÇÕES DE ANALFABETISMO POR MEIO DA IMPLEMENTAÇÃO DA CAIXA ORGANIZADORA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autora: Isadora Bertonha
Orientadora: Fernanda A. Novelli Sanfelice
PROJETO DE EXTENSÃO “MAIO VERMELHO”: TESTAGEM RÁPIDA DE HEPATITES E SÍFILIS EM MULHERES DE UM CENTRO DE REABILITAÇÃO
Autores: Lorraine Cristina dos Santos Junqueira
Alícia Victória de Oliveira Garcia
Gabriella Gonçalves Rosa
Orientadora: Sandra Maria Lucatto Lobatto
PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA AOS JOVENS DA FULBEAS: PROGRAMA FACE-FULBEAS
Autores: Isadora de Lima Fujinami Tano, Mariana Lara Andrela e Ana Beatriz Borges Celeri
Orientadora: Karina Rumi de Moura Santoliquido




