Simpósio Interligas de Humanização em Saúde reúne 28 ligas acadêmicas de faculdades de medicina de todo o Brasil

Simpósio Interligas de Humanização em Saúde reúne 28 ligas acadêmicas de faculdades de medicina de todo o Brasil

Simpósio Interligas de Humanização em Saúde reúne 28 ligas acadêmicas de faculdades de medicina de todo o Brasil

Evento tem como temática a Razão e a Sensibilidade na formação médica

 

Humanização em Saúde é o conteúdo do Simpósio Interligas que surgiu da iniciativa da Liga Acadêmica de Humanização da Faculdade de Medicina FACERES (LAHUMF), e do Comitê IFMSA Brazil FACERES, em parceria com 27 ligas acadêmicas de faculdades de medicina de todo o Brasil.

O Simpósio será realizado em formato virtual nos dias 07 e 08 de setembro, a partir das 18h30. Alunos e professores de medicina de todo o Brasil poderão ampliar seus conhecimentos sobre Medicina e Humanidades, explorando a Razão e Sensibilidade na formação médica.

“Muitos são os eventos realizados na área da saúde, mas poucos se voltam para a temática da Humanização. A finalidade é resgatar e dar visibilidade a esse tema muitas vezes banalizado”, comentam os organizadores.

Serão abordados os temas: “Humanização na saúde: saberes e fazeres”; “Comunicação de más notícias”; “O tratamento humanizado para a criança com câncer”; “Anamnese Espiritual: Como avaliar o sofrimento espiritual do paciente” e “Morte: Desejos e Realidade – uma visão necessária”.

O simpósio é gratuito e aberto a todos os estudantes e docentes da área da saúde. “A ideia surgiu após a paralisação por conta da pandemia. As atividades de extensão da LAHUMF eram extremamente práticas e por isso, decidimos nos unir com outras instituições para aproveitar o momento e dar visibilidade ao tema que consideramos importante”, comentam os diretores da Liga Acadêmica de Humanização da FACERES.

Palestrantes convidados:

Cláudia Inhaia – Médica com formação pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, atual UFCSPA e, desde 2012 dedica-se exclusivamente a área de cuidados paliativos e terapia da dor tendo sido responsável pela enfermaria de cuidados paliativos no Centro de Referência de Saúde da mulher – CRSM – Hospital Perola Byington.

 

Patrícia Cury – Médica com formação pela Universidade de São Paulo. Atua nas áreas de patologia e cuidados paliativos. Atualmente, é coordenadora do curso de medicina da FACERES, em São José do Rio Preto.

 

Luiz Fernando Lopes – Diretor Médico do Hospital de Câncer Infanto Juvenil de Barretos. Professor da pós-graduação da Fundação Pio XII. Professor da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos – FACISB.

 

Mariana Ramires Fachini – Médica com atuação em Medicina Paliativa pela Universidade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Escola Emílio Carlos, em Catanduva.

Maria Regina Basílio Teodoro dos Santos, psicóloga com pós-graduação em Administração e Desenvolvimento de Rec.Humanos – UFU, Psicoterapia de Grupo Triádico – SOBRAP, Administração Hospitalar – UFTM, Psicoterapia na Abordagem Humanista Existencial, Fenomenológica – UNIARA. Professora no curso de Psicologia, na Universidade de Uberaba – UNIUBE.    

 

 

Alexandre Penha – Ator e Palhaço profissional com mais de 18 anos de experiência. Pesquisador da palhaçaria, ministra para palhaços de projetos hospitalares, escolas de teatro, universidades (Brasil e exterior). Diretor artístico dos projetos: Terapia da alegria, UNIMED Alegria, S.O.S. Uningá, Hosparlhaço e Projeto Humanizart / UNICESUMAR.

Serão duas noites de debates e exposições sobre a humanização na medicina envolvendo uma relação de confiança, aliança e assistência entre médico e paciente. O Simpósio será virtual, com transmissão pelo Youtube.

As inscrições podem ser feitas pelo link:  https://www.even3.com.br/interligashumanizacao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *