Série de vídeos retrata temas relacionados aos direitos e responsabilidades do usuário no SUS

Série de vídeos retrata temas relacionados aos direitos e responsabilidades do usuário no SUS

Série de vídeos retrata temas relacionados aos direitos e responsabilidades do usuário no SUS

Material foi confeccionado por estudantes de medicina FACERES com auxílio e supervisão das professoras do Programa de Integração Comunitária

“A saúde é direito de todos e dever do Estado”, é isto que diz o art. 196 da Constituição Federal Brasileira de 1988, um importante marco da democracia. Para dar vida a esse direito, foi implementado, nos anos 1990, o Sistema Único de Saúde, considerado uma das maiores conquistas em política pública do Brasil, que propunha um novo projeto para a saúde comprometido com as necessidades da nossa sociedade.

Para que a população conheça sobre seus direitos, responsabilidades e forma de cogestão do Sistema Único de Saúde, alunos da turma 18 do curso de medicina FACERES, trabalharam o Projeto Conhecendo meu papel no Sistema Único de Saúde (SUS), divulgando temas relacionados aos direitos e responsabilidades do usuário no SUS.

São vídeos com duração entre 15 e 30 segundos, onde os estudantes demonstram e ajudam a explicar, de uma forma lúdica, diferentes temas relacionados aos direitos e responsabilidades do usuário no SUS.

“O projeto da construção de vídeos por uma plataforma de rede social, nos mostra que é sempre bom buscar formas atuais de entreter a população levando conteúdos de extrema relevância. Entre eles, a importância em divulgar sobre a participação das mesmas nos Conselhos de Saúde, onde o planejamento e a cidadania estão ligados, e a principal função é aplicar da melhor forma as políticas públicas dos serviços de saúde”, afirma Mel Garcia Piatti, aluna que participou do projeto.

O projeto de extensão, pertence ao Programa Humaniza FACERES, atividades extensionistas que foram criadas por meio do Programa de Integração Comunitária (PIC). 

O programa Humaniza FACERES, lançado em outubro de 2020, incentiva o conceito da humanização na formação do futuro profissional de saúde. O programa foi premiado o início do ano no Simpósio Integrar 2021. O evento contou com a participação de renomes na área de humanização em saúde, como Dante Gallian, professor da UNIFESP e autor do livro: “A literatura como remédio”.

Os vídeos, desenvolvidos por acadêmicos com auxílio e supervisão das professoras do PIC, considera que muitas vezes a comunidade deixa de ter o conhecimento sobre as Leis da Saúde, e a função dos estudantes é tornar mais acessível e didático esse entendimento. “A humanização começa com a construção de valores e princípios desde o início da faculdade. Nós enquanto estudantes de medicina aprendemos diariamente a importância em alcançar as pessoas com informações seguras, e fazer com que colaborem no seu atendimento em saúde”, finaliza Mel.

 

Confira os vídeos no canal do YouTube da FACERES:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *