Roda de Mães e Mulheres do Jardim Americano

Roda de Mães e Mulheres do Jardim Americano

Roda de Mães e Mulheres do Jardim Americano

Artigo publicado na Revista Saúde na Comunidade em 04/01/2016. Clique aqui para ver o artigo original.

Por Lacomglide

O projeto “Roda de mães e mulheres do Jardim Americano” foi elaborado pela segunda turma de medicina da Faculdade Ceres, o qual teve e tem como objetivo reunir gestantes e puérperas, a fim de orientar sobre os cuidados antes, durante e depois da gestação. Entre os propósitos do projeto estão: abordar a importância da saúde da mulher em todas as fases da vida; fortalecer o vínculo entre a Unidade Básica de Saúde da Família Jardim Americano e as futuras mães da comunidade, e; elevar a adesão às consultas na UBSF.

Nara Gonçalves, Livia Jayme Paulucci, Lara Isis Tolari, Natiele Zanardo Carvalho

O projeto “Roda de mães e mulheres do Jardim Americano” foi elaborado pela segunda turma de medicina da Faculdade Ceres (FACERES), o qual teve e tem como objetivo reunir gestantes e puérperas, a fim de orientar sobre os cuidados antes, durante e depois da gestação. Esse projeto foi elaborado após uma avaliação dos indicadores de saúde da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Jardim Americano através do painel de monitoramento da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto-SP.

Com os dados coletados do painel de monitoramento, concluímos que os índices relacionados ao acompanhamento no pré-natal e nas consultas no puerpério estavam com baixa adesão. Dessa maneira, a fim de melhorar esses indicadores, foi então discutido com a equipe multidisciplinar da UBSF o desenvolvimento de um grupo de apoio para todas as mulheres da comunidade. E assim, foi criado o grupo “Roda de mãe e mulheres do Jardim Americano” que teve o propósito de orientá-las sobre a importância da saúde da mulher em todas as fases da vida, principalmente na gestação e puerpério.

O grupo acontecia mensalmente com enfoque maior nas puérperas e gestantes em diferentes idades gestacionais e tinha como foco orientar, ensinar, auxiliar e beneficiar as mulheres, mães, gestantes e equipe da UBSF sobre os cuidados antes, durante e depois da gestação. Os agentes comunitários de saúde participavam como forma de aprimoramento dos seus conhecimentos, pois eles são o primeiro contato ao qual uma família recorre.

Os temas abordados durante os encontros foram a importância do acompanhamento do pré–natal, consulta de puerpério, mudanças gravídicas, planejamento familiar, medicações de risco, técnicas de banho para bebê, doenças sexualmente transmissíveis (DST), alimentação adequada, exercício físico, aleitamento materno, depressão pós-parto e importância da prevenção do câncer de mama e útero. Além do mais, em vários encontros, o projeto teve o auxilio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) com disponibilidade de vários profissionais da rede como a presença de nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta, as quais levaram conhecimento prático e específico de suas áreas.

Além do grande repasse de informações, o objetivo específico do projeto era fortalecer o vínculo entre a UBSF Jardim Americano e as futuras mães. E, consequentemente, elevar o índice de adesão às consultas de pré- natal e puerpério por causa da evasão nos indicadores do Painel de Monitoramento da Secretaria de Saúde do município que por esse motivo o grupo foi criado.

A metodologia usada foi por meio de informações passadas no formato de imagens, folhetos e aulas práticas de amamentação, técnica de banho, prevenção do câncer de mama, com uso de próteses didáticas para ilustração de nódulos mamários, e a prevenção do colo do útero. No fim de cada encontro, havia um “bate papo” sobre o assunto abordado no dia com troca de experiências entre as participantes.

Logo, por meio do desenvolvimento deste projeto, puderam-se observar alguns fatores positivos como o real fortalecimento do vínculo entre a UBSF Jardim Americano e as futuras e atuais mães, o aumento nos indicadores de saúde quanto à adesão ao pré-natal e consultas de puerpério no sistema público de saúde (SUS) e continuidade na UBSF pelos acadêmicos de outros períodos da Faculdade de Medicina da FACERES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *