Revista Humanidades e Inovação publica artigo de autoria de acadêmicos e discente da FACERES
Relato aborda dificuldades do aprendizado nos estágios médicos durante a pandemia do coronavírus
Artigo publicado na revista Humanidades e Inovação, relato de experiência sobre “Estágios curriculares em tempos de pandemia”, pela Profª Cristiane Spadacio e os acadêmicos Alessandra Luiza Lara Poloni, Diogenes Gianotto Pires, Isabella Venturim Souto, Letícia Vieira Vazquez, Thayná Moreira Blanco Kater.
O trabalho é produto da experiência de alunos do oitavo período do curso de medicina da FACERES, durante o período de vivência nas Unidades Básicas de Saúde, conveniadas com a faculdade de medicina. O reflexo da atual situação mundial frente à pandemia da Covid-19 na prestação dos serviços médicos ao usuário acabou por dificultar a prática dos estágios pelos estudantes. A superlotação dos hospitais, bem como o aumento da carga horária dos profissionais de saúde frente à pandemia, desenvolveu uma grande dificuldade no acompanhamento do cotidiano destes serviços.
Esse relato aborda a dificuldade no aprendizado nos estágios médicos práticos frente à situação atual causada pelo coronavírus, bem como salientar a importância da atuação dos médicos preceptores em manterem a calma, a determinação e o respeito aos pacientes, visando sempre a qualidade de vida do usuário. Tanto os preceptores quanto os discentes construíram um olhar crítico sobre a nova forma de aprendizado e educação médica.