Projeto de extensão destaca a importância do autocuidado e prevenção de doenças
Evento reuniu alunos, professores e colaboradores no auditório da faculdade de medicina FACERES
Cuidar do bem-estar físico, mental e ter bons hábitos de vida, com informações de qualidade e confiáveis, essas foram algumas abordagens apresentadas na palestra “Alimentação, autocuidado e qualidade de vida” com a Dra. Mariana Bilachi Pinotti, médica do esporte, pneumologista, nutróloga e emergencista.
A especialista ressaltou a relevância de ações conjuntas que promovam melhor qualidade de vida, enfatizando a importância de cada um, e entendendo a diferença entre prioridade e necessidade.
“Quando entendemos a ordem destas questões, nossa vida passa a ter mais sentido e organização. Assim é possível desenvolver o autocuidado de uma forma mais completa e direcionada. Autocuidado é cuidar do corpo, da mente e da alma para que tudo esteja em equilíbrio. Esse é o primeiro passo para a felicidade!” , diz a médica.
O evento também contou com o lançamento da “Cartilha Informativa sobre autocuidado e prevenção de doenças”, projeto de extensão desenvolvido pelos professores da disciplina PIC (Programa de Integração Comunitária) e alunos da Turma 22.
A cartilha, segundo a coordenadora do PIC, professora Fernanda Novelli Sanfelice será amplamente divulgada na comunidade externa.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o autocuidado é a capacidade de indivíduos, famílias e comunidades de promover sua própria saúde, prevenir doenças, manter a saúde e lidar com doenças e deficiências com ou sem o apoio de um profissional de saúde.
Acesse a cartilha:
Cartilha Informativa sobre autocuidado e prevenção de doenças – PIC