Projeto de extensão aproxima estudantes da faculdade de medicina FACERES com a comunidade
Alunos promoveram ações de orientação e conscientização sobre doenças oculares e a importância do sono no desenvolvimento neurológico e fisiológico infantil
Aproximar-se da comunidade por meio do conhecimento, e também aprender com o saber da população.
Este foi um dos principais propósitos do projeto de extensão: “Estreitando a distância entre a faculdade e a população rio-pretense”.
Por meio da disciplina de Morfofuncional, os alunos da turma 20 do curso de medicina FACERES realizaram ações de orientação e conscientização sobre doenças oculares: glaucoma e catarata, estrabismo, daltonismo e a importância do sono no desenvolvimento neurológico e fisiológico infantil.
Foram abordadas mais de 150 pessoas em diferentes pontos do município de São José do Rio Preto, cidade sede da faculdade de medicina FACERES.
Oportunidade para os estudantes que aplicam o conhecimento adquirido na graduação, e, para a população, que recebe informação correta, estreitando os laços de humanização do futuro profissional.
Para a professora da disciplina de Morfofuncional e responsável pela avaliação do projeto de extensão da etapa 3, Elizandra Moura dos Santos, além da sua importância como gerador de políticas públicas, a iniciativa serviu como instrumento de inserção social. “Através da extensão, os alunos se aproximam da comunidade criando um ambiente privilegiado de produção do conhecimento para a superação das desigualdades sociais existentes. É uma prática que interliga a faculdade nas suas atividades de ensino e de pesquisa, com as demandas da maioria da população”, finaliza.