Programa de Humanização da faculdade de medicina FACERES é lançado virtualmente

Programa de Humanização da faculdade de medicina FACERES é lançado virtualmente

Ação ganha destaque e está na capa do site oficial do Rede Humaniza SUS

Antes mesmo do lançamento oficial agendado para dia 08 de outubro, o programa 100% online e gratuito sobre humanização, já estava em destaque no portal da Rede Humaniza SUS*. (http://redehumanizasus.net/programa-humaniza-faceres/)

 Os alunos da 17ª turma do curso de medicina FACERES confeccionaram podcasts, e-books e conferências virtuais para apresentar à comunidade o que é humanização na área da saúde. O “Humaniza FACERES” foi construído por meio do Programa de Integração Comunitária (PIC).

 “O material foi produzido baseado na Política Nacional de Humanização – HumanizaSUS. Criado em 2003, a Política Nacional de Humanização se pauta em três princípios: inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde; transversalidade e autonomia; e protagonismo dos sujeitos. Humanizar se traduz, então, como inclusão das diferenças nos processos de gestão e de cuidado. Tais mudanças são construídas não por uma pessoa ou grupo isolado, mas de forma coletiva e compartilhada. Incluir para estimular a produção de novos modos de cuidar e novas formas de organizar o trabalho”, explica Fernanda Novelli Sanfelice, coordenadora do PIC.

O programa Humaniza FACERES inicia com a produção de uma série de oito podcasts, que abordam a apresentação do projeto, o conceito da Política Nacional de Humanização, princípios e diretrizes do HumanizaSUS. Além disso, conta com um e-book que aborda a Política Nacional de Humanização e a Humanização em Saúde, que será disponibilizado para a comunidade e outras instituições de ensino, após a apresentação dos podcasts.

 No lançamento do Humaniza FACERES, a editora da Rede Humaniza SUS do Ministério da Saúde e apoiadora do Política Nacional de Humanização de Blumenau – SC, Patrícia de Souza Campos Silva, e a gerente da educação em saúde, da Secretaria da Saúde de São José do Rio Preto, Marcela Cristina Braga Yassaka Germini, participaram da estreia dos podcasts, no dia 08 de outubro.

 Lançamento do programa Humaniza FACERES, baseado na Política Nacional de Humanização – HumanizaSUS

       “A humanização deve vir como elemento da formação do médico, como algo que seja intrínseco ao profissional. O Programa Humaniza FACERES visa aprimorar o processo de formação humanizada dos nossos alunos e professores, além de contribuir com o atendimento nos serviços de saúde e atividades extensionistas na comunidade.  Contará com experiências e vivências dos nossos alunos e professores, nos campos práticos e da vivência acadêmica. O objetivo é contribuir com a formação humanizada do futuro médico e promover atividades extensionistas em saúde na comunidade”, complementa Fernanda.

O material da campanha Humaniza FACERES será disponibilizado para a população e utilizado em ações de saúde, além da ampla divulgação na comunidade acadêmica.

O programa será desenvolvido durante o semestre letivo e a cada semestre mudará o cronograma de atividades e ações em saúde.

A página no Instagram: @humanizafaceres disponibiliza todas as informações necessárias. (https://www.instagram.com/humanizafaceres/)

Os oito podcasts do programa Humaniza FACERES estão disponíveis no site da faculdade e no canal Spotify “HUMANIZA FACERES”, que podem ser acessados através do link: (https://open.spotify.com/show/4uk1FXTa3Nfxt6WXTVq2ZV?si=B7S2O9aiSlC3cYwy-icW5A)

* O site Rede HumanizaSUS é a rede social das pessoas interessadas e/ou já envolvidas em processos de humanização da gestão e do cuidado no SUS. Um canal aberto pela Política Nacional de Humanização para ampliar o diálogo em torno de seus princípios, métodos, diretrizes e dispositivos.

Podcast Humaniza FACERES ep. 1

 

Podcast Humaniza FACERES ep. 2

 

 

Podcast Humaniza FACERES ep. 3

 

 

Podcast Humaniza FACERES ep. 4

 

 

Podcast Humaniza FACERES ep. 5

 

 

Podcast Humaniza FACERES ep. 6

 

 

Podcast Humaniza FACERES ep. 7

 

 

Podcast Humaniza FACERES ep. 8

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *