Podcasts orientam prevenção das DCNT – Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Podcasts orientam prevenção das DCNT – Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Conteúdo foi produzido por estudantes de medicina FACERES

Material faz parte do projeto “Saúde em Movimento”

Você já ouviu falar em Doenças Crônicas Não Transmissíveis? Conhecidas pela sigla DCNT, estão entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo. As que mais acometem a população são as doenças do aparelho circulatório, neoplasias malignas, diabetes mellitus e doenças respiratórias crônicas.

Visando esse problema, a terceira etapa do curso de medicina da FACERES, através do eixo do Programa de Integração Comunitária produziu podcasts com enfoque na população em geral, a respeito da prevenção das DCNT, como Hipertensão Arterial, Diabetes, DPOC e Câncer, dando ênfase na Mudança do Estilo de Vida (MEV).

O material faz parte do Projeto: “Saúde em Movimento” e foi apresentado em uma reunião online entre os alunos, professores e o médico convidado, Dr. Nicolas Mattos, Membro da Associação Médica Brasileira de Ortomolecular (AMBO).

São três temas abordados:

– Prevenção da Hipertensão Arterial e Diabetes através de Mudanças de Estilo de Vida;

– Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e sua prevenção;

-Prevenção do Câncer através de Mudanças de Estilo de Vida.

Para o Dr. Nicolas Matos, o conteúdo é extremamente importante quando se fala em saúde integral e prevenção de doenças. “Neste novo projeto, toda a equipe – alunos e mestres – atuam em conjunto levando informação de qualidade. Sessões de debates em áudio que trazem conteúdo científico e uma diversidade de ideias e áreas na busca por melhores indicadores de saúde. Plantando a sementinha em todos aqueles que participam de que se queremos saúde de verdade precisamos ir atrás dela”, complementa.

As DCNT são as principais causas de morte no mundo, correspondendo a 63% dos óbitos em 2008. Aproximadamente 80% das mortes por DCNT ocorrem em países de baixa e média renda. Um terço dessas mortes ocorre em pessoas com idade inferior a 60 anos. A maioria dos óbitos por DCNT são atribuíveis às doenças do aparelho circulatório (DAC), ao câncer, à diabetes e às doenças respiratórias crônicas. As principais causas dessas doenças incluem fatores de risco modificáveis, como tabagismo, consumo nocivo de bebida alcoólica, inatividade física e alimentação inadequada.

Como diz o velho ditado: “é melhor prevenir do que remediar”. A prevenção das doenças crônicas não transmissíveis tem causas múltiplas e estão diretamente relacionadas ao estilo de vida. Por esse motivo é fundamental a preocupação com os hábitos a fim de evitá-las. Elas são causadas, principalmente, por maus hábitos de vida. A má alimentação, o tabagismo, o alcoolismo e o sedentarismo são os 4 fatores em comum que contribuem para o surgimento dessas condições.

As DCNT se caracterizam pelo seu silêncio, já que o início é gradual e os sintomas só aparecem depois que o organismo já está prejudicado de alguma maneira. Além da alta mortalidade, elas comprometem, e muito, o bem-estar e a qualidade de vida de seus portadores.

Confira os podcasts:

https://anchor.fm/jos351-martins9

https://anchor.fm/valentina-barroso-santiago/episodes/Doena-Pulmonar-Obstrutiva-Crnica-DPOC-e-sua-preveno-ev74db

https://anchor.fm/vittor-troiani-jardim/episodes/Preveno-do-Cncer-atravs-de-Mudanas-de-Estilo-de-Vida-ev9net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *