1 – O TCC é obrigatório?

Resposta: Sim. De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da Faceres, o TCC constitui-se requisito OBRIGATÓRIO para a conclusão do curso e deve ser concluído até a Etapa 10.

 

2 – Quando devo começar a desenvolver meu TCC?

Resposta: As entregas de TCC terão início na etapa 6 e não poderá ter sua conclusão após a etapa 10. Caso tenha interesse de iniciar antes da etapa 6 deve ser registrado na coordenação de pesquisa. Lembrando que iniciação científica pode ser aproveitada como TCC.

 

3 – Como deve ser o formato do meu TCC?

Resposta: O TCC pode ser elaborado sob forma de revisão de literatura (monografia ou artigo de revisão), ou artigo científico por meio de análise de casos (relato de caso e estudo de caso), ensaios clínicos, pesquisa experimental e/ou de campo e estudos populacionais (qualitativo ou quantitativo). Não sendo necessário que o artigo esteja publicado, apenas enviado a revista.

 

4 – O TCC pode ser feito em grupo ou individual?

Resposta: Poderá ser desenvolvido individualmente, sob forma de monografia, ou em grupos de no máximo 3 (três) alunos, na forma de artigo científico.

 

5 – Tem que ser artigo?

Resposta: Não. Você poderá fazer sob forma de monografia. A monografia será individual e obrigatoriamente terá apresentação oral para uma banca de avaliação.

 

6 – Pode ser Relato de caso?

Resposta: Sim. Você pode escrever um relato de caso e publicar em uma revista cientifica indexada, junto com seu orientador. Também deve ser aprovado pelo CEP pois será apresentado publicamente na Etapa 10.

 

7 – O artigo tem que ser publicado?

Resposta: Caso você opte pelo formato de artigo científico é necessário apenas a submissão a revista científica. Se estiver publicado ao final da etapa 10, não terá a avaliação da banca no dia da apresentação no evento científico da Faceres. Se você optar pelo formato de monografia, você deverá fazer uma apresentação oral, além da entrega do trabalho escrito, no final do ano da etapa 10.

 

8 – Aonde eu entrego os documentos relacionados ao TCC?

Resposta: Todos os documentos relacionados à pesquisa deverão ser entregues na Secretaria de Pesquisa da Faceres (em frente à Atlética). No momento da entrega você receberá um protocolo de entrega.

 

9 – Tem que passar no Comitê de Ética?

Resposta: Caso seu estudo tenha envolvimento humano ou animal, obrigatoriamente deverá passar pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou pelo Comitê de Ética de Uso Animais (CEUA). Inclusive para Relato de Caso é obrigatório a aprovação do CEP.

 

10 – O que fazer quando o aluno não tem orientador?

Resposta: Deverá procurar a secretaria de pesquisa onde será agendado horário com o Núcleo de apoio a pesquisa acadêmica (NAPA). O membro do NAPA indicará o professor que poderá orientar o aluno de acordo com seu tema de interesse.

 

11 – Quando os TCC serão apresentados?

Resposta: Para todos os alunos, os TCCs deverão ser apresentados no final do ano acadêmico em evento científico promovido pela instituição. Deverão concluir todas as atividades na 10ª etapa mesmo que essa etapa seja concluída em junho de cada ano.

 

12 – Quantas vias devem ser entregues em cada etapa?

Resposta: Para todas as etapas deverá ser entregue uma via dos documentos relacionados no quadro de planejamento exceto nas etapas concluintes sendo 9a etapa para relato de casos, revisão de literatura e monografia, e 10ª etapa para artigo original deverão ser entregues 3 (três) vias.

 

13 – Como devo formatar o projeto de pesquisa?

Resposta: O projeto de pesquisa deve ser formatado de acordo com o modelo institucional contemplando inclusive itens obrigatórios estabelecidos pelo CEP e CEUA.

 

14 – Como devo formatar o artigo enviado a revista científica?

Resposta: O artigo de pesquisa deve estar formatado de acordo com as normas da revista.

 

15 – Na etapa de finalização entrego apenas o artigo submetido?

Resposta: Não. Você também deverá entregar a carta ou e-mail que descreve que a revista recebeu o artigo para avaliação. Para os casos em que o artigo já esteja aceito, deverá ser entregue a carta ou e-mail descrevendo a provação do artigo.

 

16 – Posso utilizar artigo publicado em anais de evento?

Resposta: Não. Os estudos publicados em anais de evento podem ser resumos ou resumos expandidos (completos) por isso são considerados suplementos e não artigos publicados em periódico científico.