O TCC tem como objetivo geral oportunizar aos nossos estudantes o aprofundamento dos estudos científicos, tecnológicos e pedagógicos nas áreas de conhecimento afins ao curso, proporcionando a instrumentalização para a pesquisa cientifica e para a prática docente, contribuindo para a formação de profissionais diferenciados no mercado de trabalho (Projeto Pedagógico, 2018) e de acordo com Projeto Pedagógico.

Consiste no desenvolvimento de um estudo, sob a forma de revisão de literatura (monografia ou artigo de revisão), ou artigo científico por meio de análise de casos (relato de caso e estudo de caso), ensaios clínicos, pesquisa experimental e/ou de campo e estudos populacionais (qualitativo ou quantitativo), constituindo-se requisito OBRIGATÓRIO para a conclusão do curso de medicina na Faceres, iniciando suas entregas .

Deve abordar temas relacionados à área de Ciências Médicas, da Saúde, sempre de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Medicina, com temática envolvendo o Sistema Único de Saúde (SUS); poderá ser desenvolvido individualmente, sob forma de monografia, ou em grupos de no máximo 3 (três) alunos, na forma de artigo científico.

Os projetos de TCC deverão ser submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), incluindo relato de caso, desde que haja tal necessidade, em conformidade com a legislação de ética em pesquisa vigente no país. Da mesma for,a, estudos experimentais deverão ser submetidos à Comissão de ética do uso de animais (CEUA).

Visando ao aprimoramento do conhecimento científico do aluno e para a valorização do TCC, será́ instituída como disciplinas obrigatórias nas Etapas 7 e 10, a partir da turma 10, TCC 1 (carga horária 60h) e TCC 2 (carga horária 60h). Dessa forma o aluno terá́ um período nas respectivas etapas destinados ao desenvolvimento do estudo. Todas as entregas e planejamento estão descritos em Regulamento do Programa de Pesquisa – Capítulo III.

 

 

Clique aqui para ter acesso a lista de orientadores: acesso as linhas de pesquisa

 

Formas de Avaliação

 

A avaliação do TCC será de forma seriada, de acordo com os prazos estabelecidos Regulamento do Programa de Pesquisa – Capítulo III.

 

1 – Avaliação dos orientadores em cada encontro programado, de acordo com o formulário elaborado pela coordenação de pesquisa (Anexo 7),

Fica estabelecido o mínimo de 2 (dois) encontros obrigatórios por semestre, a partir da 7ª Etapa, com preenchimento e entrega do formulário de avaliação na secretaria de pesquisa.

A avaliação final do orientador corresponde a 30% da nota.

 

2 – Avaliação pela Equipe de Desenvolvimento de Cientifico (EDC) da Faceres nas Etapas do TCC.  A EDC é formada por professores pesquisadores que compõem a coordenação de Pesquisa, corresponde a 30% da nota.

3 – Apresentação pública dos trabalhos para avaliação de banca examinadora, correspondendo a 40% da nota.

Contatos:

Dra. Tamara Veiga Faria
Coordenadora Pesquisa/TCC

secretaria.pesquisamed@faceres.com.br

Fone: 3201 8200 – ramal 8223