Participação da FACERES no Congresso Mundial de Educação Médica na Suíça – AMEE 2024
Dr. Toufic Anbar Neto representou a instituição no evento que reúne especialistas de mais de 100 países para debater o futuro da educação em saúde
O diretor da faculdade de medicina FACERES, Dr. Toufic Anbar Neto, participou do AMEE 2024 – Congresso Mundial de Educação Médica, realizado entre os dias 24 e 28 de agosto em Basel, Suíça. Reconhecido como o principal encontro global anual para profissionais e educadores da área da saúde, o evento deste ano reuniu mais de 4 mil participantes de mais de 100 países.
O congresso abordou assuntos para o futuro da educação médica, como o alinhamento entre o mercado e a formação, a aplicação da inteligência artificial (IA) na educação em saúde, e os desafios globais impostos pelas crises ambientais e sociais. Com o tema central “O poder transformador da inteligência artificial: avançando na educação das profissões da saúde na era digital”, o AMEE 2024 destacou a importância da conexão, do crescimento e da inspiração para moldar o futuro da saúde.
As atividades do evento incluíram sessões plenárias inovadoras, workshops pré-conferência, um simpósio sobre IA, masterclasses, além de apresentações como ePosters, artigos de pesquisa, e o Patil Teaching Innovation Award. Além da oportunidade de network entre os participantes.
O Dr. Toufic Anbar Neto destacou a importância do evento para a instituição: “Foi uma oportunidade incrível de aprendizado e troca de experiências com os maiores especialistas em formação na área da saúde. Participei do Simpósio de Inteligência Artificial e fiquei satisfeito em verificar que a FACERES está alinhada com as principais tendências educacionais para as próximas décadas. Partilhei de aprendizados com grupo de trabalho com professores do Japão, Áustria, Taiwan, Irlanda, China, Alemanha e Brasil, o que me permitiu abrir caminhos para futuros convênios internacionais”, afirma.
Dr. Toufic ressaltou ainda a longa tradição da FACERES no AMEE: “Há mais de 10 anos participamos deste congresso, que é extremamente rico em diversidade cultural e científica. Voltamos muito satisfeitos em saber que estamos alinhados com as principais tendências da formação médica global e prontos para aplicar as inovações mais modernas na educação médica oferecida pela FACERES.”
Além das atividades acadêmicas, Dr. Toufic teve a oportunidade de se encontrar com Ronald Harden, uma das figuras mais influentes na educação médica global. Harden é amplamente reconhecido como o “pai da educação médica moderna” devido à sua contribuição pioneira na criação do conceito de currículos médicos baseados em competências. Ele é fundador do exame OSCE (Objective Structured Clinical Examination), uma metodologia que revolucionou a avaliação de estudantes de medicina ao redor do mundo. Suas ideias e publicações continuam a moldar as práticas educacionais nas melhores instituições de ensino médico.