Oitava turma Medicina FACERES participa de OSCE – Exame Clínico Objetivo e Estruturado

Oitava turma Medicina FACERES participa de OSCE – Exame Clínico Objetivo e Estruturado

O exame prepara os alunos sexto ano de medicina para as provas práticas dos concursos de residência e possibilitando uma autoavaliação nas etapas finais da formação médica

Alunos da oitava turma do curso de medicina FACERES participaram do OSCE – Exame Clínico Objetivo e Estruturado, utilizado internacionalmente nas profissões da área da saúde para avaliação de desempenho clínico, realizado através da observação direta e prática.

Os estudantes são avaliados dentro das principais competências de áreas da medicina abordadas durante o internato. Assim, o OSCE é aplicado à Clínica Geral, Cirurgia, Pediatria, Saúde Coletiva e Ginecologia e Obstetrícia.

O exame é baseado na rotatividade. Por isso, é dividido por estações, que podem ser uma sala ou uma mesa. Nela será simulado um atendimento.

Dessa forma, os alunos percorrem as estações e têm um tempo pré-estabelecido para realizar o exercício.

Durante a aplicação, os estudantes são avaliados por um professor ou instrutor.

O foco do OSCE é avaliação em competências clínicas que vão além de testes objetivos. Está vinculada à capacidade de colher história, a realização do exame físico e a execução de procedimentos.

“É um importante instrumento para avaliação de competência. O OSCE tem a função de avaliar as principais competências e habilidades médicas, como realização de uma história clínica com o paciente, exame físico, solicitação e interpretação de exames complementares, formulação de hipóteses diagnósticas e tomadas de condutas, através de cenários próximos à realidade, preparando os recém formados para as provas práticas dos concursos de residência e possibilitando uma autoavaliação nas etapas finais da formação médica”, explica Prof. Ronaldo Gonçalves da Silva, coordenador do OSCE na FACERES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *