Novembro Azul na faculdade de medicina FACERES: Comprometimento com a Saúde Masculina
Novembro Azul é uma campanha global dedicada à conscientização sobre a saúde masculina, especialmente na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Na campanha deste ano, a faculdade de medicina FACERES abraçou a campanha e, também promoveu diversas ações para destacar a importância da saúde dos homens.
Para informar, conscientizar e alertar sobre os riscos do câncer de próstata, alunos da 22ª turma do curso de medicina realizaram abordagens em unidades de saúde e no CRAS de Guapiaçu, município parceiro da faculdade.
Os estudantes orientaram sobre a importância da prevenção, e incentivaram a população masculina correspondente à faixa etária sobre a realização de exames, enfatizando a conscientização para detecção precoce e cura da doença, além da sensibilização da saúde do homem de forma integral. Fernanda Novelli Sanfelice, coordenadora de Extensão e do Programa de Integração Comunitária, explica que a desinformação faz com que o diagnóstico seja feito, na maioria das vezes, em fase avançada, dificultando as chances de cura. “Como previsto na vasta literatura médica, 90% dos cânceres de próstata detectados em fase inicial são curáveis. Portanto, não há dúvidas sobre a importância do Novembro Azul para a conscientização sobre o câncer de próstata e todas as questões relacionadas à saúde do homem”, afirma Fernanda.
Reforçando seu compromisso com a comunidade, alunos das Ligas Acadêmicas de Urologia e Atenção Primária da FACERES realizaram ações de saúde pública. Uma delas foi durante o feriado de Finados, em que há uma grande movimentação em cemitérios. Os acadêmicos prestaram orientações sobre o rastreamento, diagnóstico, fatores de risco e principais sintomas do câncer de próstata, além de aferição da pressão arterial direcionada ao público masculino.
Para Rodrigo Zerati, aluno da 20ª turma, iniciativas como essa proporcionam aos participantes uma compreensão mais profunda sobre a relevância da detecção precoce e a necessidade de hábitos de vida saudáveis. “Segundo a sociedade brasileira de Urologia, mais da metade dos homens brasileiros nunca fizeram um exame de PSA e 2/3 dos homens que atingem a idade necessária não fazem o toque retal. Cuidar da saúde também é coisa de homem”.
A cor azul iluminou a fachada da faculdade durante o mês de novembro. O comprometimento da FACERES com a campanha enriqueceu a compreensão sobre a importância da saúde masculina na comunidade em geral. Ao oferecer conhecimento serviços e orientações, a instituição demonstrou seu papel fundamental na promoção de um estilo de vida saudável e na prevenção de doenças, especialmente aquelas que afetam significativamente a população masculina. Essas ações refletem o compromisso contínuo da FACERES em contribuir para o bem-estar integral da sociedade.