Integração ensino-serviço-comunidade entre FACERES e município de Guapiaçu resulta em mais de cinco mil atendimentos em 2022

Integração ensino-serviço-comunidade entre FACERES e município de Guapiaçu resulta em mais de cinco mil atendimentos em 2022

A integração ensino-serviço-comunidade entre a faculdade de medicina FACERES e o   município de Guapiaçu foi responsável pelo atendimento de 5.788 pessoas em 2022. Foram realizadas vinte e quatro atividades de promoção da saúde e acompanhamento de setenta e duas famílias através de visitas domiciliares e da aplicabilidade do projeto terapêutico singular.

A parceria é baseada no tripé formado pela instituição de ensino, município (gestão e trabalhadores da saúde) e comunidade. O trabalho consiste na oferta de atendimento para a população e oportunidade de formação profissional.

As ações desenvolvidas no Programa de Integração Comunitária (PIC), do curso de medicina da FACERES abordaram os seguintes temas nas unidades de saúde, escolas e equipamentos sociais: saúde e nutrição, luta contra o câncer, hipertensão arterial, uso racional de medicamentos, prevenção da gravidez na adolescência, prevenção de acidentes na infância, sustentabilidade, prevenção do HPV, saúde integral da criança, saúde mental, teste de Snellen, antropometria e alimentação saudável, saúde e higiene, absenteísmo, incentivo à doação de órgãos, prevenção ao suicídio, Outubro Rosa e Novembro Azul.

                   

Para a coordenadora do PIC, Fernanda Novelli Sanfelice, é uma contribuição com o aprendizado completo do futuro médico. Os alunos passam por todas as fases do projeto terapêutico singular nas unidades de saúde conforme os objetivos de ensino da disciplina preconizam e também são articulados com a política nacional de atenção básica e de humanização”, diz a coordenadora. Bruno Henrique Ribeiro, diretor de saúde, afirma que é uma visão bastante ampliada. “A parceria entre o município e a FACERES é muito rica e oferece prevenção por meio de ações dentro do projeto Saúde na Escola e nas unidades de estratégia da família, além de contribuir para a formação do profissional dentro do SUS e integração com outra redes como assistência e educação.

O trabalho desenvolvido ao longo de 2022 foi realizado através de projetos com a comunidade voltados para a promoção da saúde, Programa Saúde na Escola, famílias assistidas por meio do PTS – Projeto Terapêutico Singular e de intervenções articuladas com as propostas das equipes de saúde.

O diretor da FACERES, Dr. Toufic Anbar Neto, reforça que a instituição de ensino não pode se dissociar da comunidade. “Nós fomos acolhidos no município de Guapiaçu e tivemos a oportunidade de desenvolver as atividades com apoio da prefeitura, um trabalho de atendimento na atenção primária à saúde, que é fundamental para o aprendizado do futuro médico. Quando formado, o profissional pode seguir na especialização que quiser, mas, precisa ter o conceito básico da atenção primária em saúde, por isso, temos confiança na qualidade do médico que formamos”, diz Dr. Toufic.

         

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *