Higienização das mãos é tema de vídeos produzidos por estudantes de medicina FACERES
Material ressalta a maneira correta de lavar as mãos, além de informações sobre a importância e curiosidades sobre a higienização
O mês de maio é dedicado a um ato simples e de total importância na prevenção e controle da disseminação de doenças, lavar as mãos.
A adequada higienização das mãos contribui para prevenir e controlar infecções relacionadas à assistência à saúde, além de ser reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), como um dos principais instrumentos contra epidemias.
Em propósito a esse hábito que se tornou indispensável em tempos atuais para toda a população, o projeto de extensão “Incentivo à Higienização das Mãos”, elaborado pelas professoras e acadêmicos do curso de medicina FACERES que faz parte do Programa de Integração Comunitária (PIC), oferece para os profissionais da saúde e comunidade em geral, um material de vídeos que ressaltam a maneira correta de lavar as mãos, além de informações sobre a importância e curiosidades sobre a higienização.
Os vídeos foram apresentados ao vice coordenador do núcleo região São José do Rio Preto da Rebraensp (Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente), André Wilian Lozano, em uma reunião online com os envolvidos no projeto.
“Em meio a pandemia, esta medida, criada há 174 anos por Semmelweis, tem a visibilidade realçada pela população em geral. É uma honra participar das apresentações dos vídeos sobre higienização das mãos elaborados pelos alunos do curso de medicina da FACERES, que, certamente ajudará a multiplicar este ato que pode salvar vidas”, afirma André.
Esta prática, de alcance universal, é baseada nas melhores evidências e tem impacto comprovado na qualidade do atendimento e segurança do paciente em todos os níveis do sistema de saúde. O mundo invisível dos vírus e bactérias é um desafio para a saúde de todos. Sem poder ver esse inimigo, a arma que cada um de nós temos para preservar a nossa saúde, está na palma da mão.
É que o bom hábito da higienização das mãos pode evitar uma série de doenças.