Acadêmicos da Faculdade de Medicina FACERES levam saúde ocular a escolas municipais de Bady Bassitt

Acadêmicos da Faculdade de Medicina FACERES levam saúde ocular a escolas municipais de Bady Bassitt

Acadêmicos da Faculdade de Medicina FACERES levam saúde ocular a escolas municipais de Bady Bassitt

Mais de 300 alunos do ensino fundamental foram avaliados com o Teste de Snellen, reforçando a importância da detecção precoce de problemas de visão.

Centenas de crianças de Bady Bassitt foram atendidas na ação de prevenção ocular, promovida pela 24ª turma da Faculdade de Medicina FACERES. A ação, que integra o Programa Saúde na Escola (PSE), foi realizada pela primeira vez no município de Bady Bassitt – SP, com o objetivo de rastrear precocemente problemas de visão em alunos a partir dos oito anos, utilizando o Teste de Snellen.

A relevância desse evento se ancora em dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que apontam que cerca de 20% das crianças em idade escolar sofrem com algum tipo de problema visual, sendo os erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo) os mais comuns. A detecção precoce dessas condições é extremamente importante, pois, como explica a coordenadora de Extensão da faculdade, Professora Fernanda Novelli Sanfelice, a visão é um dos sentidos essenciais no desenvolvimento físico e cognitivo infantil. “Alterações visuais são bastante comuns na infância e podem impactar diretamente no aprendizado. Se a criança enxerga mal, ela absorve mal o conhecimento que é passado e isso pode trazer repercussões importantes”, reforça a professora.

Os acadêmicos da FACERES, sob a supervisão de professoras do Programa de Integração Comunitária (PIC), aplicaram o Teste de Snellen, uma ferramenta que avalia a acuidade visual através da identificação de letras de diferentes tamanhos. A iniciativa não apenas identifica possíveis problemas, mas também promove a conscientização sobre a importância da saúde ocular na infância. Segundo a coordenadora, foram avaliadas mais de trezentas crianças, na faixa etária dos 8 aos 9 anos, em cinco escolas municipais de ensino fundamental do município de Bady Bassitt.

O projeto está alinhado com a Curricularização da Extensão da FACERES, abordando temas estratégicos como a Saúde da Criança e do Adolescente e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) 3 (Saúde e Bem-Estar) e 4 (Educação de Qualidade).

Os resultados dos testes serão organizados em relatórios e encaminhados às escolas participantes e ao Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Bady Bassitt, possibilitando o encaminhamento dos casos que demandarem acompanhamento oftalmológico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *