Faculdade de medicina FACERES presente no 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica

Faculdade de medicina FACERES presente no 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica

Faculdade de medicina participa com mais de 30 trabalhos

Sob o lema “Integração ensino-serviço-gestão e comunidade para transformar a saúde”, o 61º COBEM – Congresso Brasileiro de Educação Médica foi realizado entre os dias 5 e 8 de outubro), em Fortaleza – Ceará. A FACERES participou do evento com a presença de alunos, professores, coordenadores e integrantes da direção da instituição, que apresentaram mais de 30 trabalhos em formato de pôster.

O encontro trouxe eixos temáticos como: Educação interprofissional; Residências, pós-graduação e pesquisa em educação médica; Qualidade de vida e saúde mental na educação médica; Diversidade, inclusão e prevenção à violência na educação médica; Inovação no ensino, avaliação e desenvolvimento de competências; e Educação permanente e responsabilidade social da escola médica. 

Luciana Ventura, aluna da 17ª turma, presidente da IFMSA FACERES e diretora do NUPEC – Núcleo de Pesquisa Científica da IFMSA FACERES, destacou a importância da faculdade participar de um evento acadêmico de enorme relevância, voltado à discussão e à atualização da comunidade sobre o ensino das Ciências Médicas. A acadêmica explicou que a IFMSA atua entre outros eixos no de educação médica – SCOME e de Pesquisa através do NUPEC – Núcleo de Pesquisa Científica, cujo objetivo é incentivar a realização de pesquisas pelo comitê em parceria com a Diretoria de Pesquisa da Instituição.Vinte trabalhos foram apresentados pela IFMSA, entre artigos originais es relatos de experiência exitosa vivenciados na faculdade, todas protagonizadas pelos acadêmicos através da atuação estudantil em parceria com os coletivos, projetos de extensão a comunidade, Comissões Institucionais, Ligas acadêmicas e do próprio comitê IFMSA.

“Poder compartilhar nossas experiências com os alunos de todo Brasil foi um momento de grande emoção para todos, uma vez conseguimos trocar ideias, socializar, além de enriquecer nosso currículo. A tradição de pesquisa sempre foi um grande diferencial na FACERES e este evento veio a abrilhantar nossas produções e revelar o talento da escrita cientifica dos alunos”, destaca Luciana.

Guilherme Andrade, também acadêmico da 17ª turma da FACERES teve nove trabalhos aprovados no Congresso, com temas relevantes que, segundo ele, podem ser inspiradores para outros colegas.

Um dos trabalhos trata sobre a importância da realização adequada da anamnese e das orientações ao paciente surdo, bem como para a construção de uma relação de confiança entre profissional e o paciente.

Guilherme destaca a importância da faculdade em se preocupar com a formação de seus alunos e de ter a disciplina em Libras na grade curricular do curso de medicina.

“Ter tido a oportunidade de levar nossos trabalhos para exposição em um congresso tão importante quanto o COBEM foi gratificante e engrandecedor. Concretizar cada projeto que foi descrito já foi uma conquista imensa, seja o do Dia do Surdo, os de temática LGBTQIAPN+ ou os da temática antirracista. Porém, ter a oportunidade de levá-los para novos horizontes e poder, assim, inspirar outros colegas a executarem projetos parecidos foi de fato um privilégio”, destaca Guilherme.

Professora das disciplinas Morfofuncional e Tutoria da faculdade, Tatiane Iembo apresentou um trabalho e participou como congressista. A professora destacou as novidades com os trabalhos e inspiração em ideias de atualização que podem aumentar o engajamento dos alunos. “A importância de participar do congresso como professor é isso, a gente se atualiza e aprende diferentes técnicas, atividades e também adquiri novas ideias com os trabalhos expostos”, explica a docente.

Carolina de Marqui Milani, estudante da turma 20, teve cinco trabalhos aprovados na modalidade pôster, um dos relatos, sobre a metodologia nas aulas de genética. “Sabemos da importância da publicação e da participação em eventos científicos para a formação do currículo e para nossa formação como futuros médicos”, conta a acadêmica.

Sua colega de curso, Rafaela Chaves Meirelles – aluna da turma 17, compartilha da relevância da participação no congresso para sua formação acadêmica. “Estar lá possibilita aprendizado para novas técnicas e tecnologias que estão sendo utilizadas para formar novos médicos, o que é muito importante não só para nós como estudantes agora, mas também para nos atualizarmos quanto ao futuro da medicina”, diz a discente.

Dr. Toufic Anbar Neto, diretor da FACERES proferiu a palestra “Acompanhamento de estudantes e egressos e seu impacto na qualidade da educação: identificar o presente para refletir sobre o passado e reconstruir o futuro.”

“A palestra foi sobre a política de acompanhamento de egressos formados na FACERES, referência para muitas faculdades no Brasil. Já recebi dois convites para outros eventos de educação médica, tal repercussão positiva que tivemos após a apresentação”, finaliza Dr. Toufic.

 

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