FACERES oferece promoção da saúde itinerante para a população de Pindorama

FACERES oferece promoção da saúde itinerante para a população de Pindorama

FACERES oferece promoção da saúde itinerante para a população de Pindorama

Projeto levou para a praça central do município ações de orientação, prevenção da saúde e exames gratuitos

A população de Pindorama teve oportunidade de cuidar da saúde no dia 19 de março. A faculdade de medicina FACERES promoveu, na praça central da cidade, ações de orientação, prevenção da saúde e exames gratuitos.

O município que fica cerca de 70 km de São José do Rio Preto, é o primeiro a receber a atividade, inspirada no Projeto Rondon, considerado um dos maiores projetos sociais e educacionais do Brasil.

         

Segundo Janaina Benatti, professora da FACERES e uma das organizadoras do evento, o objetivo é levar a promoção da saúde direto para a população. “É uma ação itinerante em que deslocamos profissionais para atender a comunidade, tirar dúvidas, orientar sobre diferentes assuntos por meio de oficinas e realizar exames gratuitos como verificação de pressão arterial e diabetes”, explica.

Foram realizadas sete oficinas temáticas com games, jogos de tabuleiro, da memória, quiz de perguntas e respostas, que abordaram os seguintes temas junto à população:

– Hipertensão (aferição da pressão arterial);

– Diabetes (verificação da glicemia capilar, orientações de alimentação e cuidados com a saúde);

– Prevenção da dengue;

– Descarte correto de resíduos do lixo doméstico, separação e reciclagem;

– Uso consciente da água, evitar desperdício;

– Uso racional de medicamentos, riscos da automedicação, ingestão de medicamentos de forma inadequada;

– Orientação sobre o fluxo do serviço de saúde – instruções de quando os usuários do SUS devem procurar emergência ou outro tipo de serviço.

“São oficinas realizadas de forma lúdica para que a população possa assimilar o conteúdo e ter uma interação entre os acadêmicos e a população de Pindorama”, comenta Janaina.

Participaram da ação itinerante alunos das turmas 16, 17, 18 e 19 e professoras do curso de medicina da FACERES. O projeto é uma parceria com o município de Pindorama e secretarias de saúde e meio ambiente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *