FACERES implanta Centro de Simulação Realística de última geração na Santa Casa de São Carlos

FACERES implanta Centro de Simulação Realística de última geração na Santa Casa de São Carlos

FACERES implanta Centro de Simulação Realística de última geração na Santa Casa de São Carlos

O setor de treinamento é um dos poucos do gênero em hospitais e um dos mais qualificados do Brasil

A Santa Casa de Misericórdia de São Carlos é um dos poucos hospitais do Brasil a implantar um Centro de Simulação Realística com qualidade e tecnologia comparados a grandes centros médicos da capital paulista, como os hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês.

O espaço, implantado pela Faculdade de Medicina da FACERES oferece estrutura completa por meio de manequim (boneco ou robô) de alta fidelidade que reproduz diferentes cenários de situações de emergência e atendimento ao paciente. Os “bonecos” dispõem de recursos como fala, respiração, tosse, vômitos, ausculta cardíaca e pulmonar e sinais vitais no monitor como pressão arterial, saturação de oxigênio e frequência cardíaca. 

A FACERES tem parceria com a Santa Casa de São Carlos, um hospital quaternário com 330 leitos e cerca de 1000 funcionários e que recebe os alunos no último ano do curso de medicina. Com a inauguração do centro de simulação, o hospital pretende capacitar todos os funcionários em suporte básico de vida (BLS) e médicos e enfermeiros em emergências cardíacas (ACLS) e pediátricas (PALS). A FACERES é credenciada pela Associação Americana de Cardiologia e certificará todos os alunos, funcionários, médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde. É uma iniciativa pioneira no Brasil. O objetivo é elevar o nível de atendimento e segurança dos pacientes. O treinamento será estendido para os funcionários municipais da área da saúde e hospitais da região.

A diretoria do hospital homenageou Dr. Toufic Anbar Neto, diretor da faculdade de medicina da FACERES, devido ao “incentivo integral à formação de novos médicos, especialistas e profissionais da saúde”.

Segundo Dr. Toufic Anbar Neto, diretor da faculdade, a tecnologia é aliada ao processo de humanização, onde a simulação é uma ferramenta de preparação para futuros profissionais de saúde.

“Os estudantes terão aulas práticas em simuladores de alta fidelidade de última geração, que reproduzem diferentes cenários de doenças em diferentes ambientes (UTI, UPA, Pronto Socorro, Emergência Hospitalar, enfermarias) a fim de proporcionar aos alunos familiaridade que se assemelhe à realidade da rotina profissional”.

FACERES

A faculdade de medicina FACERES, localizada em São José do Rio Preto, possui um dos maiores centros de simulação do Brasil para o treinamento de habilidades médicas e simulação realística, com mais de 1850 m².

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *