Explorando fronteiras: estudantes de medicina da FACERES realizam intercâmbios internacionais

Explorando fronteiras: estudantes de medicina da FACERES realizam intercâmbios internacionais

O sonho de estudar no exterior é compartilhado por muitos estudantes, e na área da medicina, não é diferente. Na FACERES, a busca por aprendizado global inspirou alunos a explorarem instituições fora do Brasil. A iniciativa de internacionalização da instituição também resultou na chegada de universitários da Indonésia e da França para atividades de intercâmbio em colaboração com a Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil).

Para Mel Garcia Piatti, aluna do curso de medicina da FACERES, o sonho de se tornar médica cirurgiã se intensificou durante seu intercâmbio na Turquia. Ela teve a oportunidade única de vivenciar diferentes áreas, desde cirurgia torácica até emergência e trauma. Mel destaca a importância de aprender desde o básico, como a paramentação e a lavagem de mãos, além de preparação de um centro cirúrgico. “Esse contato inicial aprofundou meu amor pela área, proporcionando uma valiosa experiência antes mesmo de iniciar as aulas de cirurgia no Brasil. Foi muito gratificante, eu consegui aprender muita coisa e realmente cumpriu com as minhas expectativas”, afirma a acadêmica.

Nicole Salazar Bottas, da 20ª turma da FACERES, teve sua certeza sobre a especialidade médica reforçada durante um mês de intercâmbio na Tunísia. “Meu interesse pela neurocirurgia ganhou ainda mais força ao acompanhar de perto o dia a dia dos médicos, discutir diagnósticos e me envolver de forma significativa com a prática médica diária”, conta Nicole.

Já Pauliana Rovina, aluna do 5º ano, escolheu a Índia para uma etapa da graduação, integrando a equipe de cirurgia geral em dois hospitais indianos. Essa experiência proporcionou não apenas aprendizado prático, mas também a oportunidade de interagir com profissionais de diferentes países.

O intercâmbio também abriu as portas da FACERES para estudantes estrangeiros, como Rudi Hasan Abdullah, do 4º ano de medicina da Indonésia. Ele destaca o Brasil como uma escolha pela experiência na América Latina, aproveitando a oportunidade de atender pacientes reais durante seu estágio na FACERES. “Sempre procurei por uma experiência na América Latina e vi que o Brasil é um país muito interessante “, afirma o intercambista.

Alice e Margaux, universitárias de medicina na França, escolheram o Brasil para explorar a América do Sul e  entender o sistema de saúde, que difere significativamente do europeu. Participaram de atividades práticas e também contribuíram para a disciplina “Diversidade e Pluralidade na Saúde” como parte do eixo Ética e Humanidades do curso de medicina FACERES.

         

O programa de intercâmbio é resultado de um convênio entre a FACERES e a IFMSA Brazil. Rafael Henrique, diretor de intercâmbio internacional da IFMSA FACERES, destaca a importância dessas iniciativas para promover saúde e convida outros alunos a explorarem essa enriquecedora experiência. “Isso possibilita várias atividades envolvendo a promoção de Saúde. Nós tivemos a oportunidade de receber três alunos estrangeiros e também de finalmente enviar os primeiros intercambistas. Então fica o convite para todos os estudantes de medicina que quiserem passar por essa experiência procurar alguns dos nossos diretores daqui da IFMSA BRASIL FACERES para a gente poder auxiliar nesse processo de inscrição”, compartilha Rafael.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *