Estudos de autoria de alunos e professoras da faculdade de medicina FACERES são aceitos no AMEE, Congresso Mundial Educação Médica

Estudos de autoria de alunos e professoras da faculdade de medicina FACERES são aceitos no AMEE, Congresso Mundial Educação Médica

Os trabalhos serão apresentados no principal evento anual global para todos os envolvidos na educação das profissões médicas e da saúde

 Uma das pesquisas aprovadas foi o programa de extensão FACE FULBEAS, com ações informativas sobre a área da saúde para adolescentes acompanhados pela Fundação Líbero Badaró de Ensino, Assistência Social e Cultura. Silvio de Melo Scandiuzzi, cofundador do programa e aluno da turma 19 do curso de medicina FACERES, explica que a iniciativa cumpre o tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. “O FACE FULBEAS começou como um projeto de extensão e se tornou um programa de extensão e, hoje, fazemos uma pesquisa, que tem como decorrência a iniciação científica, a extensão, com as ações mensais e, o ensino, em que transmitimos nosso conhecimento adquirido na faculdade para os adolescentes atendidos pela instituição”, diz Silvio.

Para Fernanda Novelli Sanfelice, coordenadora da extensão da faculdade de medicina FACERES, o resultado espelha a conexão entre as áreas de ensino. “Através desse programa de extensão, foi fomentada a pesquisa que chegou ao evento de renome internacional e de maior importância em educação médica, que é o AMEE. Estamos muito felizes com esse resultado incrível”, diz Fernanda.

Uma das orientadoras dos estudos aprovados, a professora Dra. Tamara Veiga Faria, reforça a importância do resultado como parte do comprometimento com a pesquisa. “Esse é um exemplo de um aluno que teve interesse pela pesquisa e pela iniciação científica. Assim, foi contemplado com a bolsa de iniciação científica, conseguindo então atrelar uma bolsa para poder coletar as informações e obter esse excelente resultado”, reforça Tamara.

O FACE FULBEAS tem como base principal a responsabilidade social, e busca levar conhecimento para adolescentes por meio de encontros mensais com temas integrados à promoção da saúde. “Trabalhamos com quatro temas: saúde mental, saúde da mulher, alcoolismo e drogas e, também a conscientização sobre o câncer de pele. Nosso principal intuito é levar a informação com qualidade e clareza, para que isso seja efetivo e que os adolescentes atendidos, possam replicar as informações da forma correta”, explica Julia Pimentel Nogueira, da turma 19 e, cofundadora do FACE-FULBEAS.

                             

A sistematização organizacional do Centro Acadêmico da faculdade de medicina FACERES foi o segundo estudo aceito para apresentação no Congresso Mundial de Educação Médica. A coordenadora do departamento de pesquisa da instituição e, também orientadora do estudo, Talita Valentino, enfatiza que o aprendizado adquirido possa ser aplicado na prática clínica dos acadêmicos como futuros médicos. “Com a gestão atual do Centro Acadêmico, produzimos esse estudo com base na utilização e métodos de gestão para operacionalizar todas as atividades desempenhadas. Isso fez com que os alunos desenvolvessem habilidades e competências que possam ser efetivas na vida profissional deles”, diz Talita.

O diretor da FACERES, Dr. Toufic Anbar Neto comemora as aprovações dos estudos. “Todos os anos a gente participa do AMEE, e, é um motivo de muita alegria termos dois trabalhos aceitos na mesma edição. No Brasil, podemos contar nos dedos as instituições que conseguem tal fato, e isso é de grande valor”, finaliza o diretor.

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