Estudantes do curso de medicina FACERES desenvolvem materiais de audiovisual com informações científicas sobre a Covid-19

Estudantes do curso de medicina FACERES desenvolvem materiais de audiovisual com informações científicas sobre a Covid-19

Projeto de extensão informa em redes sociais dúvidas sobre diferentes aspectos da doença

 

As dúvidas em torno da Covid-19 são frequentes. As turmas 13, 14, 15, 16, 17 e 18 do curso de medicina da FACERES desenvolveram a página no Instagram @morfoexplica

Lá, é possível se informar sobre a doença com animações, vídeos e podcasts com diferentes temas que abordam a pandemia do coronavírus.

Perguntas como “Mito ou verdade?” também fazem parte do conteúdo que ajuda a esclarecer os questionamentos dos seguidores acerca da Covid-19.

O “Morfo Explica” é um projeto de extensão voltado à divulgação de informações científicas com linguagem apropriada a alunos do ensino médio via Instagram. Este projeto foi parte da avaliação da disciplina de morfofuncional. “Cada grupo de alunos da turma 18 teve a missão de convidar 10 estudantes do ensino médio para seguir a página. Os trabalhos dos acadêmicos do curso de medicina da FACERES alimentam diariamente as contas com os materiais produzidos. O objetivo é divulgar informações baseadas em evidências científicas a um público de jovens, auxiliando na propagação de informações que poderão ser transmitidas por estes jovens em seu meio familiar e social”, explica a coordenadora da disciplina, Profª. Drª. Carla Patrícia Carlos.

Cada grupo abordou um aspecto da doença. A etapa 2 sobre a “Biologia do vírus”.

Para Rafaela Chaves Meirelles, aluna da T17, a importância desses assuntos, além de oferecer uma fonte confiável de informações para a população, é desmistificar o coronavírus que causou a atual pandemia e evidenciar seus impactos na área da saúde. “Ao aprendermos sobre a doença e compartilharmos nosso conhecimento, conseguimos combatê-la mais eficientemente. Portanto, acredito que o projeto é de suma importância para mudar a realidade sanitária brasileira, no atual contexto e nos outros que poderão vir”, afirma a estudante.

Maria Cristina Andrioti, aluna da T16, participou com o tema: “Manifestação da doença na criança”. “Decidimos elaborar o material para o projeto em forma de vídeo, para a população ter um interesse maior em assistir. O assunto escolhido foi “Síndrome Inflamatória Multissistêmica Associada ao SARSCOV-19” embasado em artigos científicos”, explica a discente.

A etapa 4 do curso de medicina da FACERES abordou a “Transmissão vertical e efeitos no embrião/feto”, a etapa 5, “Fisiopatologia da doença nos órgãos e sistemas”, assunto discutido pelo grupo da Pauliana Zuim Rovina. A estudante diz que o material produzido consistiu em muita pesquisa e estudos: “Pesquisamos o tema em fontes oficiais, com referências confiáveis em vários artigos científicos para fazer a análise de cada um deles, e fornecer à população uma informação simples e fiel à ciência”, conta a aluna participante do Morfo Explica.

Cada grupo de alunos escolheu um aspecto do vírus para trabalhar e fez levantamento bibliográfico baseado em dados científicos, visando informações para responderem à questão escolhida.

“Alterações neurológicas em pacientes com Covid-19”, foi o assunto pesquisado pela etapa 6. A estudante Elisa Sousa Carmona, explica o passo a passo da produção do material: “Estudamos para ver a melhor forma de passar a informação de maneira clara, concisa e simples, para que todos pudessem entender. Após isso, gravamos o áudio e fizemos a arte do projeto, desenhamos as partes importantes e por fim, editamos o vídeo”, conclui Elisa.

A etapa 1, a mais representativa do público-alvo do projeto, formulou perguntas para os alunos das demais turmas, questões sobre as dúvidas da população em geral sobre a Covid-19. Esse grupo também foi responsável pelo nome e pela foto do perfil da conta.

“É uma forma de auxiliar a reduzir a propagação de “fake news” entre a população. Além disso, poder contribuir com o papel social da instituição de divulgação da ciência, e no enfrentamento da atual pandemia, diminuindo a vulnerabilidade social”, conclui Carla, coordenadora da disciplina responsável pelo projeto.

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