Estudantes de medicina da FACERES realizam ação de conscientização sobre o câncer de intestino durante o Setembro Verde

Estudantes de medicina da FACERES realizam ação de conscientização sobre o câncer de intestino durante o Setembro Verde

Mais de 160 pacientes receberam orientações sobre os fatores de risco, exames preventivos e os primeiros sinais de alerta da doença.

O câncer de intestino, ou câncer colorretal, é o terceiro mais comum no Brasil, afetando homens e mulheres com altas taxas de incidência, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A prevenção da doença é destaque durante o mês de setembro, por meio da campanha nacional Setembro Verde.

Alinhados a essa mobilização, estudantes da 23ª turma da Faculdade de medicina FACERES realizaram atividades de conscientização nas Unidades de Saúde da Família de Guapiaçu. Sob a orientação dos professores do Programa de Integração Comunitária (PIC), os alunos orientaram mais de 160 pacientes sobre os fatores de risco, a importância de exames preventivos e os primeiros sinais de alerta do câncer de intestino.

O estudante Igor Garcia Piatti, da 23ª turma, destacou a importância da ação. “Foi uma experiência muito enriquecedora. Tivemos a oportunidade de orientar a população sobre a necessidade de exames preventivos, como a colonoscopia, especialmente em pessoas acima dos 50 anos ou com histórico familiar de câncer”, afirmou. Igor ressaltou que a conscientização sobre os fatores de risco, como alimentação inadequada, sedentarismo e tabagismo, foi uma das principais atividades realizadas pelos alunos.

Paula Milani, também estudante da 23ª turma e nutricionista, acrescentou a relevância de explicar aos pacientes sobre a importância de uma alimentação rica em fibras e evitar alimentos embutidos. “Levamos imagens para ilustrar como é um intestino saudável e um intestino doente, o que gerou uma boa receptividade dos pacientes. Adaptamos a linguagem para que eles compreendessem bem as informações e, com isso, alguns tiraram dúvidas importantes”, disse Paula.

Entenda o câncer de intestino

O câncer colorretal se desenvolve no intestino grosso, especialmente no cólon ou reto. Sua principal forma de prevenção é por meio do rastreamento com a colonoscopia, exame recomendado pelo Ministério da Saúde para adultos a partir dos 50 anos. Quando detectado precocemente, o câncer de intestino é tratável e, na maioria dos casos, curável. A doença está fortemente associada a hábitos alimentares, nutricionais e de atividade física, tornando a conscientização essencial na prevenção.

A campanha Setembro Verde busca justamente alertar a população sobre a importância da prevenção e da detecção precoce dessa doença, que pode ser evitada com mudanças simples de hábitos e a realização de exames preventivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *