O Centro de Medicina de Família e Comunidade Rubens Santana Thevenard (CEMFA) ou anexo do Santo Antônio foi criado com uma proposta ousada: a de oferecer uma formação generalista, que permitisse o pleno conhecimento dos programas de saúde do Ministério da Saúde (Idoso, Mulher, Criança, Adulto) e a formação generalista requerida para a prática da medicina de família e comunidade.

A prefeitura disponibilizou a área em anexo à UBS Santo Antônio, e a FACERES construiu com seus próprios recursos a unidade, que conta com 25 consultórios e amplo estacionamento.

A região foi escolhida pela Secretaria de Saúde por ser de alta vulnerabilidade, com aprovação pelo Conselho Municipal de saúde e pela Procuradoria do Município.

A implantação obteve o apoio maciço de toda a comunidade local, associação de bairro, igrejas e outras entidades da sociedade civil organizada.

O total investido foi de R$ 4 milhões e o prédio foi doado para a prefeitura municipal de São José do Rio Preto.

O tempo de construção foi de 4, 5 meses.

Oferece atendimento gratuito e pelo SUS a uma população estimada de 90 mil pessoas.

Hoje, representa um dos pilares do internato da FACERES proporcionando condições para formar médicos com o perfil pretendido pela faculdade e de acordo com as DCN para o curso de medicina e o Projeto Pedagógico do curso de medicina da FACERES.