Dezembro Laranja: a importância da prevenção contra o câncer de pele
Alunos da 22ª turma de medicina realizaram ações de conscientização através do Programa de Integração Comunitária
O mês de dezembro traz o laranja como cor de alerta para um assunto de extrema importância: a prevenção contra o câncer de pele. Com a chegada do verão, em dezembro, é essencial redobrar os cuidados.
Os raios ultravioleta (UV), invisíveis aos olhos, podem causar danos graves à nossa saúde, e os números reforçam a urgência da conscientização. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil, correspondendo a 33% dos diagnósticos oncológicos, com cerca de 220 mil novos casos por ano. Criado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Dezembro Laranja tem como objetivo educar a população sobre os riscos da exposição solar e a importância da prevenção.
Embora seja o câncer mais frequente, a boa notícia é que o diagnóstico precoce tem altíssimas taxas de cura. Identificar lesões nos estágios iniciais é fundamental para o sucesso do tratamento.
Os alunos da 22ª turma da FACERES, junto aos professores do PIC – Programa de Integração Comunitária, realizaram ações práticas para conscientização. Após serem capacitados por uma dermatologista, aplicaram questionários em unidades de saúde de Guapiaçu e distribuíram materiais informativos para educar a população sobre os riscos e os cuidados necessários.
Dra. Josiane Monção Andrella, médica dermatologista, foi responsável por capacitar os alunos de medicina da FACERES sobre o tema. Ela destacou a importância de difundir o conhecimento para a prevenção e o diagnóstico precoce:
“A conscientização dos alunos de medicina da FACERES foi de extrema importância a fim de difundir o conhecimento. Quanto mais informação de qualidade levamos aos pacientes, melhor prevenção e diagnóstico precoce teremos! É muito importante adotar hábitos que protejam a pele e evitem danos a longo prazo”, afirma a especialista.
Consultas regulares ao dermatologista são essenciais para detectar alterações precocemente. Dra. Josiane reforça que o câncer de pele pode ser silencioso nos estágios iniciais, mas, quanto mais cedo identificado, maiores são as chances de um tratamento eficaz. “Quanto mais cedo o câncer de pele for identificado, maior a chance de um tratamento bem-sucedido, com menos impacto na saúde do paciente”, explica a dermatologista.
Cuide da sua pele e aproveite o verão com segurança!