
Coordenação de Extensão da FACERES representa a instituição no encontro da Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto
A coordenadora de Extensão da Faculdade de Medicina FACERES, Fernanda Novelli Sanfelice, representou a instituição em um encontro promovido pela Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto, no âmbito do programa Ratione nas Escolas.
O evento reuniu diretores, professores e autoridades das escolas públicas do município com o objetivo de avaliar os resultados do programa em 2024 e definir as diretrizes para 2025.
A FACERES tem se destacado como parceira fundamental na implementação do projeto, com a participação ativa de seus estudantes de medicina nas escolas públicas. O foco da colaboração tem sido em áreas essenciais, como a prevenção da gravidez na adolescência e o combate ao bullying, temas que são abordados de forma educativa e preventiva pelos futuros médicos.
A psicóloga judiciária Priscila Silveira Duarte Pasqual, coordenadora do programa Ratione, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos alunos da FACERES nas escolas: “A presença dos futuros médicos tem sido crucial para levar orientações de saúde aos jovens, reforçando o papel da saúde no programa Razão”, diz.
O evento também ressaltou o impacto positivo da parceria no ambiente escolar, contribuindo para a formação integral dos alunos e a criação de espaços mais seguros e acolhedores nas instituições de ensino.
Fernanda Novelli Sanfelice, coordenadora do departamento de Extensão e do Programa de Integração Comunitária (PIC) da FACERES, também reafirmou o compromisso da instituição: “A FACERES tem um papel fundamental na formação cidadã de nossos alunos, e essa parceria é um exemplo claro de como estamos contribuindo para a sociedade. Nossos estudantes de medicina têm a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido na sala de aula de maneira prática e transformadora, impactando diretamente a vida dos jovens nas escolas. A instituição reafirma seu compromisso com a educação, a formação cidadã e a promoção da saúde integral de crianças e adolescentes”, afirma.
Além da troca de experiências e reforço das parcerias, o encontro foi uma oportunidade para estreitar laços entre as escolas, as autoridades e a comunidade, com o objetivo de promover o bem-estar e o desenvolvimento social das futuras gerações. Participaram do evento diversas autoridades educacionais, incluindo Suzel Carneiro, diretora da Escola Estadual Prof. José Felício Miziara, Vânia Oliani e Adalberto Pinheiro, da Escola Estadual Prof. Estadual Alberto Andaló, e Fernanda Silva, professora da Escola Parque Nova Esperança, entre outros.