Conscientização e promoção da saúde no Dia Mundial do Diabetes
Projeto de Extensão da faculdade de medicina FACERES reforça prevenção de doenças crônicas.
O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, é um marco anual para conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do Diabetes, uma das doenças crônicas que mais impactam a saúde pública global. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 422 milhões de pessoas no mundo convivem com o diabetes, e o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), de acordo com pesquisa Vigitel Brasil.
A professora da FACERES, médica endocrinologista e metabologista, Dra. Mariana Azevedo Alves Mendes, explica: “Diabetes é uma doença metabólica que tem o aumento do açúcar no sangue, causando uma hiperglicemia. Há vários tipos de diabetes, o mais comum é diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e a diabetes gestacional. Diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, o próprio organismo produz anticorpos contra o pâncreas, que o pâncreas é o órgão que produz insulina, então, o tratamento desses pacientes realmente vai ser insulina. Já a diabetes tipo 2 é uma doença metabólica, ela é mais diagnosticada em pacientes que são sedentários, que têm sobrepeso, obesidade”.
Dra. Mariana também reforça a importância do diagnóstico precoce: “O diabetes é silencioso em muitos casos. Por isso, exames regulares são fundamentais para o rastreamento e controle”, afirma a especialista.
Projeto de Extensão da faculdade de medicina FACERES: conscientização e prevenção de Doenças Crônicas
Com o intuito de colaborar na prevenção e controle do diabetes e outras doenças crônicas, o Projeto de Extensão: “Rastreamento e Prevenção de Doenças Crônicas não Transmissíveis da FACERES”, trabalha na prevenção, onde alunos de medicina atuam junto à comunidade, promovendo saúde e prevenindo doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão.
As atividades ocorrem semanalmente em locais de grande circulação e instituições sociais, como o Mercado Municipal de São José do Rio Preto e o Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores, além de escolas e lares de idosos. Em um formato lúdico e interativo, os estudantes de medicina da FACERES desenvolvem conteúdos e materiais informativos, incluindo vídeos e infográficos, que são divulgados também nas redes sociais. O objetivo é facilitar o entendimento e promover a prevenção e o controle dessas doenças, incentivando um cuidado contínuo com a saúde e o autocuidado.