Campanha Novembro Azul FACERES – Saúde do Homem tem série de posts informativos sobre risco, detecção e tratamento do câncer de próstata
Posts foram produzidos por alunos da 16ª turma do curso de medicina
Foi lançada no dia 28 de outubro, a campanha virtual do Novembro Azul, produzida pelos alunos da 16ª turma de medicina da FACERES, através do eixo do Programa e Integração Comunitária (PIC). Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata e tem por objetivo alertar toda população sobre a importância de conhecer essa doença e da realização de um diagnóstico precoce sobre ela. “Essa campanha visa quebrar tabus, uma vez que o câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal). Por isso, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente”, comenta Fernanda Novelli Sanfelice, coordenadora do PIC.
A campanha Novembro Azul FACERES – Saúde do Homem, conta com uma série de 7 posts informativos abordando desde a definição e dados epidemiológicos do câncer de próstata, fatores de risco, sinais e sintomas, rastreamento, diagnóstico e recomendação do Ministério da Saúde e OMS, tratamento e prevenção.
Segundo informações fornecidas pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
O lançamento da campanha contou com a participação de Allini Mafra, doutora em Epidemiologia do Câncer, pesquisadora do Câncer Surveillance Group (CSU) e Agência Internacional de Pesquisa – OMS.
O mês de novembro foi o escolhido, pois o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Durante todo o mês, ações são realizadas com o objetivo de alertar sobre a doença e, assim como no Outubro Rosa, vários pontos turísticos do país e do mundo são iluminados, dessa vez no tom azul.
A série de posts informativos será amplamente divulgada pelas redes sociais e site da faculdade para que atinja o maior número de pessoas, em especial os homens. A detecção precoce do câncer é uma estratégia para detectá-lo em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento e cura.
Confira os posts: